Hospital Pedro I realiza primeiros procedimentos de saúde bucal em pessoas com deficiência

A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou na semana passada os primeiros procedimentos odontológicos em pacientes com deficiência do novo serviço instalado no Hospital Municipal Pedro I. Foram atendidos dois jovens de 19 e 21 anos de idade e foram realizados os trabalhos de restauração, raspagem e extração.

Um dos pacientes tem microcefalia e trombastenia de Glanzman e o outro tem paralisia cerebral e autismo. “Apesar da complexidade desse tipo de procedimento com o paciente com necessidades especiais, tudo correu muito bem e tivemos bons resultados”, disse a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Cassandra Duarte.

Os pacientes receberam anestesia geral, conforme orienta o Ministério da Saúde, mas o serviço também dispõe de sedação oral para casos mais simples. O Atendimento Odontológico em Ambiente Hospitalar a Pacientes com Necessidades Especiais é um serviço inédito na Paraíba e um dos primeiros do Nordeste. Além dos procedimentos que foram realizados na semana passada, também podem ser feitas atividades da alta complexidade, como cirurgias.

Além do centro cirúrgico, o serviço dispõe também de cadeira equipada e maca para repouso. A Prefeitura Municipal de Campina Grande já vem ampliando o acesso aos serviços odontológicos com as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde. Metade das equipes já têm atendimento odontológico e foram implantados ainda os Centros de Especialidades Odontológicas.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook