Governo do Estado realiza Seminário sobre Ações de Alimentação e Nutrição

O Governo do Estado, por meio da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Gerência Executiva de Atenção à Saúde, realizou nesta terça-feira (5), das 8h às 17h, na Associação dos Plantadores de Cana do Estado da Paraíba (Asplan), o Seminário Estadual sobre as Ações de Alimentação e Nutrição. O evento, que tem o objetivo de discutir a implementação e o monitoramento das Ações de Alimentação e Nutrição no estado, é voltado para coordenadores da Atenção Básica dos municípios da 1ª Macro, representantes da Secretaria da Educação do Estado e do município de João Pessoa, Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba e Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB).

Durante todo o dia foram abordados vários assuntos relacionados ao tema, como Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição, Programa Bolsa Família, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), NutriSUS, Sobrepeso e obesidade, entre outros. Estiveram presentes representantes da SES-PB, Ministério da Saúde, e de municípios que apresentaram experiências bem sucedidas no Programa Bolsa Família, Estratégias Amamenta e Alimenta Brasil e no combate à obesidade.

Segundo a representante da Atenção Básica da SES, Morgana Brito, o seminário é importante para a promoção de uma alimentação saudável. “O Ministério da Saúde já alertou todos os estados do país para o crescimento do sobrepeso e obesidade, principalmente no público infantil e adolescente Os programas que estamos abordando são trabalhados na Atenção Básica por sua importância na promoção e prevenção em relação à oferta de uma alimentação saudável para todas as faixas etárias. Trabalhamos aqui chamando a atenção do planejamento dos gestores, a partir das informações adquiridas por meio destes programas, alimentando os sistemas envolvidos, trazendo um planejamento a aumentando o monitoramento e avaliação das ações nos municípios da Paraíba”, explicou.

A nutricionista da SES, Ana Maria Alves, contou que o seminário abordou todas as ações da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, buscando assim uma reflexão para os municípios sobre o processo de trabalho na área. “Podemos destacar a mudança que aconteceu entre a redução da desnutrição e o aumento da obesidade. Existem estudos que mostram que a situação de fome no Brasil está aumentando, mas, em compensação, a obesidade também está. Isso pode nos levar a refletir que o consumo alimentar da maioria dos brasileiros está errado. O brasileiro está consumindo pouco, e o pouco que consome ainda está errado”, afirmou.

O Seminário Estadual sobre as Ações de Alimentação e Nutrição será realizado para os municípios da 2ª Macro nesta quarta-feira (6), no Hotel Serrano, em Campina Grande. Para os municípios da 3ª e 4ª Macro, o seminário acontece dia 14 de dezembro, no Hotel JK, em Patos.

PNAN – A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. “Esses são requisitos básicos que possibilitam a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania”, disse Morgana Brito.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook