Governo do Estado divulga Boletim de Acidentes de Trânsito em 2017

Mais de 8 mil acidentes de trânsito foram notificados em todo Estado, no período de 22 de dezembro de 2016 a 15 de dezembro de 2017. Os dados constam do Formulário de Notificação de Acidentes de Trânsito, no qual serviços hospitalares, públicos e privados registram os acidentes buscando nortear as ações desenvolvidas pelo Comitê Operativo Estadual para Vigilância e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito (Coevmat). O monitoramento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDants).

De acordo com o formulário, foram notificados em todo o Estado 8.042 acidentes de trânsito, distribuídos em 25 serviços hospitalares. Os serviços com maior número de notificações foram: Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga (2.823); Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (1.048); Hospital Regional de Guarabira (776); Hospital Regional Deputado Jandhuy Carneiro (554); Hospital Regional Santa Filomena (495); e Hospital Distrital Senador Ruy Carneiro (466).

Entre os acidentes notificados, 6.076 (76%) envolvem homens e 1.966 (24%) mulheres. Entre as pessoas envolvidas, o condutor do veículo é a principal vítima, seguido pelo passageiro e pedestre. Com relação ao tipo de veículo envolvido no acidente, a motocicleta lidera com 86% dos casos (2.439 acidentes). “Esse grande número de acidentes envolvendo motocicletas alerta para a necessidade de ações voltadas para esse público”, disse a chefe do NDants, Gerlane Carvalho.

Ainda segundo dados do FormSUS, os acidentes de trânsito ocorrem com maior frequência nos turnos da noite e tarde, em dias de domingo e sábado. Entre as vítimas envolvidas nos acidentes, 1.894 (26%) apresentaram sinais de embriaguez e/ou consumo de bebida alcoólica. “Destacamos a importância da fiscalização como forma de prevenção e redução do número excessivo de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito” ressaltou Gerlane.


Diante do impacto gerado para a saúde pública, a SES-PB ressalta que todos os serviços hospitalares devem registrar no FormSUS a ocorrência de acidentes de trânsito para nortear o planejamento e implementação das ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook