Governo avalia resultados do Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba durante seminário

Prefeitos, secretários municipais de Educação, gerentes executivos e regionais da Secretaria de Estado da Educação (SEE), técnicos, coordenadores municipais e coordenadores regionais do Soma participaram, nesta segunda-feira (18), do Seminário Estadual do Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. O evento ocorreu no Centro de Formação de Educadores Elisa Bezerra Mineiros, em Mangabeira, na Capital, e contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, do secretário executivo de Administração, Suprimentos e Logística da Educação, Arthur Viana, e do secretário de Estado da Articulação Municipal, Buba Germano.

O objetivo do evento foi apresentar os resultados das avaliações do Soma em 2017, divulgar as iniciativas para 2018 e premiar os municípios e gerências regionais destaques no gerenciamento do programa. Também fizeram parte da mesa de honra a representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Lina Kátia, e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Evangelina Faria, que são parceiros da SEE no Programa.

A solenidade contou também com a presença da professora da Escola Estadual Henrique Dias, de João Pessoa, Dayanne Barbosa, que se destacou em evento promovido pela Coordenação do Ministério da Educação MEC/ Pnaic (Pacto pela Aprendizagem na Idade Certa), na semana passada, em São Paulo, onde destacou o melhor resultado da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em 2016, na Paraíba.

O secretário Aléssio Trindade fez a apresentação dos números do Soma elencando os resultados de cada disciplina e a evolução dos índices e ressaltou a importância do Pacto pelo Desenvolvimento Social implantado pelo Governo do Estado, que teve início em 2016, com a implementação do projeto de colaboração com os municípios. “Em função disso, tivemos várias ações como distribuição de ônibus, de mobiliários e a criação do programa Soma, que levou para as redes municipais a expertise de avaliação e do sistema de gestão que vêm sendo desenvolvidos na rede estadual. Todos os dados estão num sistema informatizado para que cada município tenha acesso a seus dados, por aluno, sala e escola”, explicou.

Segundo o secretário, foram feitas mais de 500 mil avaliações com mais de 235 mil estudantes, formação para mais de 3 mil gestores e os avanços em 2017 são de mais de 30 por cento comparados aos dados de  2016 da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados recentemente pelo Governo federal, com base na proficiência de Português e Matemática dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. “São muitos avanços, para iniciarmos o ano letivo com um mapa de intervenção pedagógica diagnosticado para as redes estadual e municipais”, observou.

Na ocasião, foram entregues troféus e certificados aos quatro destaques do programa em nível de melhoria na alfabetização e letramento entre os 70 municípios com melhores índices em Língua Portuguesa e Matemática, nas avaliações somativas (Soma). Foram agraciados o prefeito do Município de Boqueirão, João Paulo II, o prefeito de Solânea, Kaiser Rocha, o prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, e o prefeito de Mataraca, Egberto Coutinho.

Para o prefeito Kaiser Rocha, que falou em nome dos demais prefeitos, o Soma é de fundamental importância para a Educação dos municípios. “O município de Solânea recebe esses resultados para que possamos melhorar a cada dia, fruto das avaliações do Caed, que vêm sendo feitas com os alunos, visando conhecer as deficiências da rede municipal para que possamos enfrentá-las”, atestou.

O prefeito de Umbuzeiro, Nivaldo Araújo, considera o programa Soma uma ação de grande importância por meio da qual o governador Ricardo Coutinho vem contribuindo com as administrações de todos os municípios do Estado. “O Pacto pelo Desenvolvimento da Paraíba é um marco que ele vai deixar para as futuras gerações. Um exemplo a ser seguido. O município recebeu dois ônibus, laboratório de informática, kits de carteiras escolares e fomos contemplados com a construção de uma escola para o funcionamento do Ensino Fundamental II”, contou Nivaldo.

Também foram agraciadas com premiações as quatro Regionais com melhor desempenho em Português e Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, as Regionais de Cuité (4ª GRE), Monteiro (5ª), Cajazeiras (9ª) e Patos (6ª). O gerente da GRE de Monterio, Ary Prata, recebeu certificado em nome das demais Gerências Regionais de Educação (GREs).

SOMA – O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando à qualidade e a equidade educacional no Estado. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o Estado e 219 municípios da Paraíba.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook