Corpo de Bombeiros forma sete militares como especialistas de combate a incêndio em áreas portuárias

O Curso de Operações de Combate a Incêndios em Instalações Portuárias (Cocip), promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), foi encerrado na manhã dessa segunda-feira (11), com formatura militar. O evento aconteceu na sede da 1ª Companhia Independente de Cabedelo (1ª ICBM), que organizou a qualificação, com a formação de sete bombeiros militares nessa especialização.
A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, bem como de familiares dos formandos. Após as apresentações formais, os militares do curso fizeram uma ‘entrada operacional’ com o caminhão de incêndio, simulando uma chegada em uma ocorrência. Na ocasião, também houve entrega de comendas, reconhecendo o trabalho de formação dos instrutores do curso.
O comandante do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1º CRBM), tenente coronel Lucas Severiano, enfatizou que a Companhia de Cabedelo é próxima de empresas que trabalham com produtos perigosos, sendo essencial que o efetivo esteja preparado para atuar caso haja algum incidente de grande porte. “Que os formados possam difundir esse conhecimento e não deixem a chama do curso apagar”, comentou ele, que representou o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros.
O comandante da 1ª CIBM, major Charlton Santana, parabenizou os formandos e instrutores do curso e lembrou as atividades desenvolvidas no Cocip, a exemplo da inédita visita técnica e laboratorial ao Porto de Suape, em Pernambuco. A diretora-presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Timóteo, também esteve presente e falou da alegria e satisfação em visitar e conhecer a unidade dos Bombeiros de Cabedelo. Ela ressaltou a importância de se ter uma unidade operacional próxima ao porto.
O curso - A qualificação teve duração média de duas semanas, incluindo aulas teórico-práticas, tanto nas dependências da companhia quanto em empresas do entorno do Porto de Cabedelo e dentro da área portuária. Dentro da especialização, também houve simulações de combate a incêndios em ambientes confinados, com o uso do 'container'.  
O curso teve o objetivo de preparar os bombeiros para atuarem em áreas portuárias, grandes empresas, distribuidoras de combustíveis, gás de cozinha, entre outros locais que merecem uma atenção maior por oferecerem riscos iminentes de incêndios, acidentes com funcionários, problemas em máquinas e equipamentos, entre outros.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook