Corpo de Bombeiros forma 15 novos aspirantes a oficiais nesta quinta-feira

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) forma, nesta quinta-feira (7), 20 novos aspirantes a oficiais, sendo 15 da própria corporação e cinco ‘estrangeiros’ (de instituições de outros Estados). A solenidade que marca o encerramento do curso acontece às 16h, no pátio do Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, na Capital, em conjunto com a formatura dos cadetes PM. Na ocasião, os militares receberão de familiares a insígnia e a espada símbolo do oficialato.
O primeiro colocado no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração de três anos, também será agraciado com a medalha do Mérito Acadêmico, por ter se destacado durante a graduação. A formatura prevê ainda o juramento e a tomada de compromisso pelos aspirantes, comprometendo-se a prestar um bom serviço à população. Segundo o diretor de Ensino e Instrução do CBMPB, tenente coronel Tiago Izidro, a turma é de alto nível no que diz respeito à capacitação teórico-técnica.  

A própria seleção para ingresso no CFO, feita através do Exame Nacional do Ensino Médio, registra médias elevadas entre os concorrentes, aumentando a qualidade dos alunos e do próprio curso que os recebe. “Eles foram preparados em disciplinas teóricas e práticas, das mais diversas áreas, estando pontos para atuar em todos os tipos de ocorrências que envolvam ações de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio e atividades técnicas. Eles também estão aptos a agir em conjunto e de forma integrada com os demais órgãos do sistema de segurança pública e de defesa civil”, destacou.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, os novos aspirantes vão trazer renovação para as unidades da corporação. “Os aspirantes saem da academia com toda a técnica apreendida, tendo em vista a doutrina mais moderna, além da prática, através dos simulados e estágios. Quando chegarem aos batalhões, poderão contribuir e também aprender como o efetivo mais experiente. É uma troca de experiências que melhora o serviço e beneficia a população”, pontuou.
                          
O Curso – Composto por 85 disciplinas, perfazendo um total de 3.800 horas aulas, o Curso de Formação de Oficiais forma os cadetes como Engenheiros de Segurança Contra Incêndio e Pânico, com grau superior.  Nesse período de três anos, em turno integral, os alunos recebem instruções tanto técnicas e teóricas, quanto práticas – com estágios nas diversas áreas de atuação do bombeiro militar.  Entre elas disciplinas de Salvamentos Terrestre, Aquático e Aéreo, Atendimento pré-hospitalar e Combate a incêndio. Além delas, Direito Penal Militar, Física, Química e Resistência de Materiais.

Concluído o curso, o aluno é declarado aspirante a oficial Bombeiro Militar. Após um período de estágio probatório de no mínimo seis meses o bombeiro é promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba.


Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook