Conde supera a meta nacional e imuniza mais de 97% dos cães e gatos contra a raiva animal

O Conde imunizou quase 4 mil cães e gatos em todo o município durante a campanha de vacinação antirrábica encerrada no dia 20 de novembro. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (23/11) pelo Departamento de Vigilância e Saúde e representa 97,49% dos pets vacinados – 17,49% acima da meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde.
Com a superação da meta, o município de Conde avança no sentido de manter este índice favorável no controle da doença. A única forma de controle é a vacinação de cães e gatos, que são os potenciais transmissores da patologia. No Conde, a raiva é erradicada, não existem casos registrados de transmissão para humanos, mas é importante não deixar de vacinar os pets.
“Trabalhamos com grande empenho da equipe da vigilância na realização da campanha. As equipes trabalharam de forma intensa na imunização dos pets, visando o controle eficaz da doença", destacou a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Dayanne Christine.
Dayanne reforçou outro ponto positivo da campanha que foram os atendimentos domiciliares realizados nas comunidades. “Os moradores receberam nossas equipes e desta forma pudemos cobrir praticamente todos os domicílios do município. Esta ação foi bastante significativa e nossa meta é de atingir os 100% de imunização de cães e gatos”, disse.
A campanha teve início no dia 25 de setembro com a vacinação acontecendo de forma itinerante, em pontos estratégicos nas comunidades e por meio das visitas domiciliares, muitas vezes solicitadas por moradores que tem uma grande quantidade de animais em suas residências e acaba ficando impossibilitado de levar os pets para a imunização.

Vacinação continua
Mesmo com o encerramento da campanha, a vacina permanecerá à disposição de quem não conseguiu vacinar seu cão ou gato. Neste caso específico, a dose é aplicada na residência da pessoa. Para isto, é necessário que entre em contato com as equipes através da Sala de Situação, no telefone (83) 98607-9175, e solicite a presença da equipe.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook