Concerto da Sinfônica Jovem da Paraíba terá participação de alunos de regência da EEMAN

Geraldo Marinho Júnior e Daniel Berg, alunos de regência da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), sob a orientação do maestro Luiz Carlos Durier, vão participar como regentes convidados do concerto de encerramento da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem na Paraíba, nesta quinta-feira (07/12) à noite no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
O concerto tem entrada gratuita e contará com dois músicos da OSJPB, o flautista Eltony Nascimento e o oboísta Danrley Natan, como solistas.
Violista e aluno de regência da EEMAN, Geraldo Marinho Júnior vai estar à frente das duas primeiras obras que serão executadas nesta apresentação. Eltony Nascimento e Danrley Natan atuarão como solistas no “Concerto para flauta, oboé e orquestra”, de Antonio Salieri (1750-1825). Em seguida, será executada a “Canção da Primavera, Op. 16”, de Jean Sibelius (1865-1957).
A regência de “Danças Norueguesas, Op. 35”, de Edvard Grieg (1843-1907), com orquestração de Hans Sitt, será de Daniel Berg, também aluno da EEMAN. A segunda parte do concerto estará sob a batuta do regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, maestro Luiz Carlos Durier.
Serão executadas “Introdução e Scherzo”, de Jean Louis Nicodé (1853-1919); “Herodíade – Suíte de Ballet (dividida em Os Egípcios, Os Babilônios, Os Gauleses, Os Fenícios e Final)”, composição de Jules Massenet (1842-1912), e, encerrando, “Contos Tradicionais de Natal”, de Dierson Torres.
Regentes
Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).
Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.
Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.
Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.
Geraldo Marinho Júnior – É violista, bacharelando em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e aluno da classe de Regência da Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), em João Pessoa. Atuou em três grupos da UFRN: Orquestra Sinfônica, de 2012 a 2015; Orquestra de Câmara, no período de 2013 a 2016, e Orquestra Infanto-Juvenil, de 2013 a 2017.
É violista do Café Quarteto desde 2014, além de professor de violino e viola da Academia Jaime Lourenço há dois anos, período em que atua também como regente da Camerata Potiguar. 
Entre as atividades desenvolvidas pelo músico estão participações em cursos de capacitação no Festival Internacional de Música Eleazar de Carvalho (2011), Semana de Música da UFRN (2011-2013-2015), Festival Internacional de Música de Piracicaba (2012), Semana de Música de Câmara da UFRN (2012), Oficina de Cordas da UFRN (2013), Festival Internacional de Música de Maranguape (2013), Festival Internacional de Música nas Montanhas (2014), Festival Internacional SESC de música em Pelotas (2014-2015) e Festival de Música de Santa Catarina (2016 - 2017).
No exterior, Geraldo Marinho participou do Recital de Música de Câmara Brasileira no Castelo de Gottesaue, em Karlsruhe – Alemanha, em 2015. Como músico de orquestra, esteve sob a batuta de Edilson Venturelli (BRA), Jean Reis (BRA), Fabio Presgrave (BRA), Guillaume Bourgogne (FRA), Sergey Eleazar de Carvalho (BRA), Renato Accioly (BRA), Luiz Carlos Durier (BRA), Dante Anzolinni (ITA), Ehrlich Nachuntersuchung (ISR), André Muniz (BRA), Leandro Gazieneo (BRA), Ronedilk Dantas (BRA), entre outros.
Daniel Berg – Natural de Conceição (PB), Daniel Berg é formado em língua francesa pela Universidade Federal da Paraíba e é bacharelando em Regência pela mesma Universidade. Estudou na UNIL, Universidade de Lausanne-Suíça, onde formou um coral. Como maestro e solista, se apresentou em cidades da Europa, sobretudo em Zurique, Berna e Lausanne. Como professor de educação musical, leciona musicalização em escolas da capital e é regente de vários corais no Estado. Estudou regência com Henry Leck, Gary Packwood, Karl Nelson, Sara Lynn Baird, Samuel Kerr, Tom K e Geraldo Dias. Atualmente estuda com o maestro Luiz Carlos Durier.
Solistas
Eltony Nascimento – Iniciou seus estudos musicais na prefeitura de São Lourenço da Mata, no ano de 2000, e em 2002 começou a estudar flauta transversal no Conservatório Pernambucano de Música.
Músico da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música (OSJCPM) há seis temporadas, já atuou como solista executando o Concerto de Mozart em Sol Maior para Flauta, e a Fantasia Carmen/François Borne. Há três temporadas, atua como primeiro flautista da orquestra. Eltony é também músico integrante do Quarteto Romançal, grupo dirigido pelo compositor Antônio Madureira. Atuou com o grupo nas aulas espetáculos do escritor Ariano Suassuna.
Participou de festivais como “Fábrica de Música”, em Recife, IX E X Festival Internacional de Flautista (ABRAF), e de masterclasses com flautistas renomados, entre eles, Antônio Carrasqueira (Quinteto Villa-Lobos), Juan Carlos Choenet (Espanha), James Lyman (EUA), Adeline Stervinou (França), Philipp Boucly (Alemanha) e Emannuel Pahud (Suíça).
Tocou em várias óperas, a exemplo de Elixir do Amor (Donizeti), O Morcego (J. Strauss), Don Giovanni e A Flauta Mágica (ambas de Mozart). Foi professor estagiário no Conservatório Pernambucano de Música. Atualmente é aluno do Curso de Bacharelado em Flauta Transversal da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como flautista do Quinteto de Sopros Arrecife.
Danrley Natan – Iniciou seus estudos de oboé aos 9 anos, na Escola de Música Anthenor Navarro, sob orientação da professora Nadja Amorim, e no mesmo ano ingressou na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba, sob a regência da maestrina Norma Romano. Como integrante da orquestra infantil, participou de apresentações dentro e fora do nosso estado. Em 2011 concluiu seus estudos musicais na Escola de Música Anthenor Navarro e ingressou no Grupo Armorial Ariano Suassuna. Foi integrante da OSJPB nas temporadas 2012, 2013 e 2015. Como oboísta, apresentou-se junto à várias orquestras como: OSUFPB, OSUFPB-Jovem, OSMJP e OSPB. Participou ainda do I e II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Atualmente é aluno do Bacharelado de Música (Oboé), sob orientação do professor João Johnson dos Anjos.

Serviço:
8º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Regentes: Geraldo Marinho Júnior
                 Daniel Berg
                 Luiz Carlos Durier
Solistas: Eltony Nascimento  
               Danrley Natan
Dia: 07/12/2017 (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook