Sinfônica da PB apresenta concerto no Conde neste sábado

A Orquestra Sinfônica da Paraíba vai levar um repertório erudito e popular para a cidade do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, neste sábado (18). O concerto, que integra o projeto OSPB nos Bairros, será apresentado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, às 20h, com regência do maestro Luiz Carlos Durier e entrada gratuita.

O OSPB nos Bairros é um projeto desenvolvido pela Orquestra Sinfônica da Paraíba que tem como objetivo levar a música para moradores de comunidades da Capital e de outras cidades do Estado.

Neste sábado, os moradores do Conde terão a oportunidade de conferir um repertório para orquestra de cordas. “O repertório desse concerto é especial, pois contempla música barroca com Vivaldi, romântica, com o brasileiro Alberto Nepomuceno e o russo Kalinnikov, moderna com Berceuse de Fauré, e as danças antigas na orquestração de Peter Warlock. Em destaque ainda, a música armorial, com o brasileiro Clóvis Pereira”, ressaltou o maestro Durier.

A apresentação começa com o “Concerto em Sol Maior ‘Alla Rústica’ para cordas e cravo R 151”, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). O concerto segue com a execução de “Berceuse Op. 16”, do francês Gabriel Fauré (1866-1901); “Serenata”, do russo Vasily Kalinnikov (1866-1901); “Serenata”, do brasileiro de Fortaleza (CE), Alberto Nepomuceno (1864-1920); Capriol Suíte”, do compositor e crítico musical britânico Peter Warlock (1894-1930), e encerrando, “Três Peças Nordestinas (No Reino da Pedra Verde, Aboio e Galope)”, do pernambucano de Caruaru, Clóvis Pereira (1932).

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedro do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano, as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.







Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.