Ricardo destaca evolução dos indicadores da Paraíba durante seminário sobre Competitividade dos Estados

O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quarta-feira (22), no Palácio da Redenção, de um seminário sobre Competitividade dos Estados, Planejamento Estratégico e Gestão Pública. Na ocasião, foram expostos dados sobre o Ranking de Competitividade dos Estados e da Paraíba, e o governador apresentou algumas medidas adotadas pela Paraíba para melhorar o nível de competitividade do Estado.
Este ano, a Paraíba conquistou o prêmio de Excelência em Competitividade, concedido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), sendo destaque pelo crescimento no ranking geral. O Estado alcançou a 1º lugar do Nordeste no Ranking de Competitividade e o 10º do Brasil.

“O desafio da Paraíba foi não parar obras e investimentos, movimentando a economia. Também tivemos que qualificar os serviços, a exemplo do que está acontecendo com as melhorias na rede pública estadual e ainda continuar mantendo o equilíbrio do Estado, pagando tudo em dia. O resultado deste ranking da CLP mostra a evolução pela qual a Paraíba está passando nos últimos anos”, observou Ricardo Coutinho, enfatizando que o Estado está trilhando o caminho correto.

O Ranking, que está em sua sexta edição, faz uma análise comparativa da capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares temáticos. Os pilares são: Infraestrutura, Educação, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Segurança Pública, Sustentabilidade Social, Solidez Fiscal, Potencial de Mercado, Inovação e Eficiência da Máquina Pública.

“Este é um resultado que foi planejado e trabalhado pelo Governo para que pudéssemos ocupar as melhores posições em relação ao Nordeste e ao país. Temos muito a comemorar porque a educação, a segurança e a área social tiveram um dos maiores crescimentos em relação ao Nordeste. É um grande passo, mas o Governo ainda tem muito a caminhar e este evento serve para compartilharmos experiências”, afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza.

A presidente da CLP, Luana Tavares, explicou que, anualmente, o órgão coleta os dados de fontes secundarias e eles são montados na estrutura de um ranking para mostrar quais os estados que mais investiram e conseguiram ter bons resultados. “A Paraíba se destacou pelo bom desempenho, sendo o mais competitivo do Nordeste e obtendo um crescimento de cinco posições em relação à edição anterior. Viemos apresentar os dados e discutir o que mais se pode fazer para que este crescimento continue, gerando políticas públicas que tenham resultados em indicadores positivos”, falou.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, apresentou dados sobre o Ranking de Competitividade e ressaltou que o resultado é fruto do trabalho de toda a equipe do Governo. “Muito trabalho e esforço vem permitindo que o Estado alcance essas posições que hoje estamos demonstrando. Isso é muito importante para a atração de empresas e para discutir como podemos melhorar em cada pilar que foi avaliado”, pontuou.

O Estado se classificou em 4º lugar em Infraestrutura, em 8º em Inovação e Potencial de Mercado. A Paraíba também se destacou na Educação em relação à edição anterior, passando da 19ª para 14ª colocação, por conta do ganho com os indicadores de taxa de frequência líquida do ensino fundamental e do ensino médio. Em relação à Segurança Pública a Paraíba saiu do 24º para o 13º lugar.
Nos pilares de Solidez Fiscal e sustentabilidade Ambiental, o estado ficou em 14º lugar. Alcançou a 16ª posição em Capital Humano e Sustentabilidade Social. Já em relação à Eficiência da Máquina Pública se posicionou no 17º lugar.

Programação – O seminário continua nesta tarde, a partir das 14h, com o workshop Competitividade, Planejamento Estratégico e Gestão Pública. Os palestrantes serão Lucas Porto e Fábio Ono, diretores de Desenvolvimento de Lideranças da CLP. O evento está previsto para encerrar às 18h.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook