Ricardo anuncia implantação da 1ª Escola Técnica de Artes da Paraíba em 2018

O governador Ricardo Coutinho anunciou, na tarde deste sábado (18), que o estado vai ganhar a primeira Escola Técnica de Artes a partir de 2018. O anúncio foi feito durante a solenidade de premiação aos estudantes finalistas do Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura, no Espaço Cultural José Lins do Rego, que contou com as presenças de alunos das escolas da Rede Estadual das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), selecionados nas etapas regionais do festival, num total de 319 alunos e 53 professores envolvidos.

“Será uma escola com ensino integral, voltada para as artes. A gente vai fazer uma adequação, uma remodelação, num prédio enorme e histórico de João Pessoa, onde funcionava a antiga Central de Polícia, lá no Varadouro”, adiantou Ricardo Coutinho durante o evento, que contou ainda com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALPB), deputado Gervásio Maia, além do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros; e da secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho Ribeiro.

 “A arte e a cultura na Paraíba nunca tiveram um espaço como tem que ter. De ser fundamental no currículo e na vivência dos estudantes. É através da arte que se revoluciona muita coisa e eu não tenho a menor dúvida disso”, destacou o governador, lembrando que a realização do Festival de Arte e Cultura era um sonho antigo dele como gestor. “Eu quero agradecer muito a vocês que tornaram realidade esse festival”, disse Ricardo Coutinho, que na ocasião recebeu uma homenagem dos estudantes pela passagem do seu aniversário.

Com objetivo de fomentar ações que promovam o encontro entre o projeto pedagógico de escolas públicas da rede estadual de ensino e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, a primeira edição do Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura possibilitou aos estudantes o acesso às diversas formas de linguagem artística e terá as inscrições para edição 2018 promovidas no início do ano letivo, segundo adiantou o secretário Aléssio Trindade, que comemorou o sucesso da edição pioneira do evento, a qual, conforme disse, só foi possível graças à sensibilidade do governador Ricardo Coutinho para a Cultura e a Arte.

“Foi um evento muito positivo que contou com a participação engajada, entusiasmada e com muito protagonismo dos estudantes durante todas as etapas do Festival, desde a abertura. O que vimos aqui foi algo que superou todas as expectativas com relação ao nível de qualidade dos nossos jovens e a vontade deles de fazer com que tudo funcionasse corretamente”, ressaltou o secretário de Educação.

Para a secretária Roziane Marinho Ribeiro, o Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura foi importante porque o Governo do Estado conseguiu fomentar na escola a Arte-Educação. “É uma articulação importantíssima para a formação dos jovens, entendendo que eles precisam de uma formação múltipla. Uma formação para várias linguagens e a arte pode propiciar isso: discussões temáticas, expressividade, protagonismo”, afirmou a secretária da Gestão Pedagógica, acrescentando que a iniciativa tornou a escola viva no sentido de possibilitar aos alunos a apreciação e produção de obras de artes, produção de trabalhos artísticos e o compartilhamento dessas produções que eles fizeram nas escolas.

O festival – O Arte em Cena – Festival de Arte e Cultura foi realizado em duas etapas: a etapa regional, que ocorreu de julho a setembro, nas 14 GREs e a etapa estadual com os finalistas da etapa regional. Neste sábado foram apresentados os trabalhos finalistas, produzidos pelos estudantes, sob a orientação dos professores da disciplina de Artes. A iniciativa promove o encontro entre o projeto pedagógico da escola e experiências culturais e artísticas das comunidades locais, contemplando a diversidade cultural.

Para o estudante Willian Matheus, da Escola Técnica Estadual João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, da 14ª Gerência Regional de Ensino, em Mamanguape, - que conquistou o 1º lugar na categoria Dança, com o grupo de dança Dilux - a vitória foi uma surpresa. “Depois de tanto esforço, de tanto joelho ralado, de tantas dores, foi prazeroso porque foi uma sensação que ninguém esperava”, relatou o estudante, referindo-se à premiação. Willian Matheus afirmou que o grupo está muito feliz e já começa a projetar a participação na edição do festival em 2018. Neste ano, buscamos com a dança passar uma mensagem de inclusão social, que todos podem dançar. “Queremos trabalhar a sociedade na perspectiva de que todos podem”, finalizou o estudante.

Confira os vencedores:

Modalidade - Artes visuais
1° lugar – 3ª GRE
EEEFM MARECHAL ALMEIDA BARRETO
2° lugar - 2 GRE
ECI SENADOR  UMBERTO LUCENA

Modalidade - Dança
1° lugar – 14ª GRE
ECIT JOÃO DA MATTA C. DE ALBUQUERQUE
2° lugar – 1ª GRE
ECIT PASTOR  JOÃO PEREIRA G. FILHO

Modalidade-  Literatura
1° lugar – 3ª GRE
EEEFM DOM LUIZ GONZAGA FERNANDES
2° lugar – 11ª GRE
ECO NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

Modalidade-  Música
1°lugar – 13ª GRE 
EEEFM ARRUDA CÂMERA
2° lugar – 4ª GRE
EEEFM ANTONIO COELHO DANTAS

Modalidade - Teatro
1° lugar – 8ª GRE
ECIT SÃO BENTO
2° lugar – 10ª GRE
EEEFM PROF. DIONE DINIZ

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook