Procon-PB realiza 7ª Gincana de Educação para o Consumo nesta quinta-feira

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB) realiza, nesta quinta-feira (30), a 7ª Gincana de Educação para o Consumo, na Escola Estadual Professora Maria do Carmo, no bairro de Jaguaribe. O evento acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado da Paraíba (Imeq-PB) a partir das 13h, no colégio localizado na rua João Luís Ribeiro de Morais, 279, Jaguaribe, em João Pessoa.

Além dela, outras escolas farão parte da gincana, como a Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro Augusto Porto Caminha  (Eepac), PHB, Monsenhor Pedro Anízio 10 e a Escola Professora Maria Alice Carneiro. “Essas escolas serão orientadas por outras, que terão a função de madrinhas: a Professora Argentina Pereira Gomes, Centro; a Maria Geny de Souza Timóteo, em Tambiá, fundamental Ana Higina, Fundamental e Médio Professor João José da Costa e o Colégio da Polícia Militar Rebeca Cristina”, afirmou a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.

Cada equipe é formada por duas escolas com 102 membros, sendo 92 alunos do 5º ao 9º ano e 10 professores. Em sorteio foi definido que a Escola Alice Carneiro e o Colégio da Polícia Militar são da equipe vermelha, o Colégio Pedro Augusto Caminha e a Escola Professora Maria Geny de Sousa Timóteo são da equipe amarela, as escolas Maria do Carmo e Argentina Pereira Gomes são da equipe verde, o colégio Pedro Anísio e a escola Ana Higina são da equipe azul, os colégios Pedro Ivo Bandeira e João José da Costa são da equipe laranja.

A pontuação vai ser formulada a partir de cinco provas: confecção de revistas em quadrinhos, produção de paródias coreografadas de cantores ou compositores paraibanos, produção e apresentação de uma peça teatral de fantoches e um teste tira-teima de perguntas e respostas sobre os direitos básicos dos consumidores. Haverá premiação para a equipe mais organizada no dia da competição.

As escolas vão receber palestras do Procon-PB na fase preparatória para a gincana. “Os estudantes participam de palestras e já têm a oportunidade de aplicar esse conhecimento na gincana. Também é assim que o direito do consumidor acontece no nosso cotidiano. Quanto mais conhecemos nossos direitos, mais aplicamos esse conhecimento e nos tornamos menos vulneráveis diante das práticas indevidas nas relações de consumo. É por isso que, além de ajudar a solucionar conflitos, a nossa meta é ajudar a educar e prevenir que situações enganosas e abusivas não cheguem a acontecer”, ressaltou Késsia.
O Procon-PB vai doar um computador para a escola que conquistar o 1º lugar. A comissão de organização da gincana informou que haverá premiação para as escolas que alcançarem a 2ª e 3ª colocação, mas que os prêmios ainda não estão confirmados.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.