Procase realiza capacitação para equipes de Assessoria Técnica nos territórios do Médio Sertão e Seridó

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realizou, nessa quinta-feira (16), capacitação de Gênero, Geração/Juventude, Raça/Etnia, junto a equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que, por meio de seleção pública, presta serviços de Assessoria Técnica aos projetos produtivos apoiados pelo Procase, nos territórios do Médio Sertão e Seridó. A oficina aconteceu no município de Juazeirinho, e contou também com a participação dos coordenadores e mobilizadores sociais do Procase nos territórios citados, Gerência de Desenvolvimento Humano, Assessoria de Gênero, e Sub-gerência de Desenvolvimento Produtivo.

Entre os empreendimentos apoiados pelo Procase, é dispensada atenção especial às iniciativas que envolvem grupos de mulheres, juventudes, e comunidades quilombolas, público prioritário das ações do Projeto. O objetivo da capacitação foi tratar sobre essa proposta de focalização das ações do Procase, e as estratégias que podem ser utilizadas pelas equipes de Assessoria Técnica (AT) para estimular a participação desses grupos e incluí-los na dinâmica dos projetos produtivos, bem como provocar discussões sobre temas como equidade de gênero, valorização do trabalho da mulher no campo produtivo, afirmação da identidade negra, e estímulo a permanência dos jovens no meio rural.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Humano do Procase, Aparecida Henriques, foi um momento muito importante, “primeiro porque conhecemos toda a equipe do Senar que está atuando nos projetos produtivos do Procase, e também porque pudemos fazer uma troca de experiências e trazer esclarecimentos para a equipe que está no campo, quanto ao que o Fida e o Procase entendem e trabalham como proposta de focalização. Foi uma oportunidade de afinar os instrumentos utilizados para poder chegar a esse público prioritário e trazê-los para nossas ações”.

Esta foi a primeira capacitação voltada para as temáticas de focalização a ser realizada com as equipes de Assessoria Técnica do Procase. Outros momentos serão reservados a discutir essas estratégias para o público prioritário do Projeto, como também outros pontos importantes para o bom andamento das ações junto as comunidades beneficiadas.

O supervisor do Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, João Paulo Pereira, comentou que a capacitação foi importante para “perceber que este termo ‘gênero’ voltado ao homem do campo, é justamente valorizar o trabalho da mulher, ver como ela está inserida no meio rural e a importância de sua atuação. Isso vai ajudar muito os nossos técnicos em campo, uma vez que eles já faziam isso, mas não da forma trabalhada pelo Procase, pudemos assim afinar as nossas estratégias de atuação”, afirmou.

Assessoria Técnica - As ações de AT objetivam apoiar de maneira eficiente a execução dos projetos produtivos das comunidades; auxiliar tecnicamente a busca de melhorias produtivas, com vistas à qualidade de vida e geração de renda; orientar a construção e o desenvolvimento de tecnologias participativas de caráter ecológico; incentivar a participação de jovens, mulheres e quilombolas nas atividades desenvolvidas em cada projeto, promovendo o protagonismo; promover discussões sobre manutenção e recuperação ambiental; identificar potenciais ações que o Procase pode desenvolver em cada comunidade; auxiliar na regularização e recuperação ambiental e na convivência com o semiárido.

As atividades começaram a ser executadas em setembro deste ano, e seguirão até agosto de 2018. Além do Senar, também prestam Assessoria Técnica ao Procase aEmpresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), que irá atuar no território do Cariri Ocidental; a Cooperativa de Trabalho e Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera), que atende as comunidades do Curimataú; e o Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável (IDS), atuando no Cariri Oriental.

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook