Perfil combativo à frente do movimento sindical rende cidadania pessoense ao presidente da CUT-PB

O presidente da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), Paulo Marcelo de Lima, recebeu, na tarde desta terça-feira (31), das mãos do vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) Marcos Henriques, o Título de Cidadão Pessoense. Representantes de movimentos sociais, ativistas e sindicalistas lotaram o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para prestigiar a sessão solene de homenagem ao líder sindical.

A mesa foi composta pelo propositor da solenidade e o homenageado, além do deputado estadual Anísio Maia (PT), a presidente do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa (PT-JP), Luzenira Linhares; o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Estado da Paraíba (NCST-PB), Antônio Erivaldo; o presidente do Partido Socialista Brasileiro de João Pessoa (PSB-JP), Ronaldo Brabosa; e o representante da Frente Brasil Popular Gleidson Ricardo.

Marcos Henriques fez uma breve explanação sobre a trajetória de vida do homenageado destacando sua luta à frente dos movimentos sociais e na defesa dos direitos dos trabalhadores na cidade de João Pessoa e do estado da Paraíba. Ele lembrou que o sindicalista foi um dos responsáveis pela criação do Projeto Zé Peão, parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sintricom) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual consiste na preocupação permanente em busca da alfabetização dos trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, privilegiando a montagem das salas de aula nos canteiros de obra.

“Esses são motivos mais do que suficientes para que o município de João Pessoa possa reconhecer que muito mais de que um filho natural desta terra, Paulo Marcelo é um grande cidadão pessoense, merecedor de todas as honras e homenagens que este Poder Legislativo possa oferecer e que, objetivamente lhes é concedida na presente propositura”, justificou o vereador.

Todos que usaram a tribuna elencaram as principais características do novo cidadão pessoense entre elas sua liderança popular, “coração grande e firmeza dos ideais”, que forjam um trabalhador, guerreiro, lutador e grande negociador que sempre esteve à frente das lutas sociais.

“Paulo Marcelo é um homem leal à classe trabalhadora e a seus companheiros. É uma vida irretocável e um verdadeiro exemplo, dono de uma trajetória importante como representação de todos os trabalhadores da Paraíba”, falou o deputado Anísio Maia.

O novo cidadão pessoense agradeceu ao vereador pela homenagem e a seus familiares e colaboradores pela parceria em sua trajetória de vida. Ele falou que o Título homenageia um pedreiro que se desvencilhou pelo Brasil para salvar a família da fome. “Tenho que dividir essa homenagem com cada um e cada uma porque não se faz aluta sozinho”, disse.

O Coral Antônio Leite de Figueiredo da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal Paulo Brasil, o Paulão, apresentou os hinos Nacional e Oficial de João Pessoa.

Na ocasião, um vídeo foi exibido com depoimentos de familiares, amigos e colaboradores do homenageado e imagens de sua trajetória de luta nos movimentos sociais da cidade. Também houve a aprestação do Trio Pé de Serra que cantou as canções 'Asa Branca', 'Vida de Viajante' e 'A Morte do Vaqueiro' de Luiz Gonzaga; e do grupo 'Levante Popular da Juventude da Paraíba' que declamou a poesia 'O Operário em Construção' do poeta Vinícius de Moraes.

Assista à solenidade na íntegra aqui.

O homenageado

Paulo Marcelo de Lima nasceu em 25 de maio de 1956, em Caruaru (PE), é sindicalista, pedagogo e aos 59 anos exerce a função de presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Paraíba. Aos 17 anos começou a carreira profissional na Indústria da Construção Civil, trabalhando em quase todos os estados do Nordeste. Chegou na Paraíba em julho de 1976, como pedreiro. A partir da década de 1980 se envolveu nos movimentos populares e sindical. Assumiu a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em 1986, na tentativa de resgatar a cidadania dos trabalhadores da categoria. O sindicalista tem uma trajetória de 12 anos na CUT-PB, onde foi coordenador de formação política dos trabalhadores durante seis anos; a partir de 2012 assumiu a presidência, sendo reeleito para o período de 2015/2018.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook