Pense: potencialidades e desafios da região Nordeste serão abordados nesta sexta-feira

Os aspectos econômicos e sociais do Nordeste e a inserção da região na atual conjuntura brasileira serão abordados em mais uma palestra do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba 2017. A palestra será ministrada nesta sexta-feira (17), às 19h, pela socióloga e economista Tânia Bacelar. O evento, com entrada gratuita, ocorrerá no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Com o tema ‘Caminhos e Descaminhos do Desenvolvimento – o Nordeste de volta para o futuro’, serão abordadas as potencialidades da região nordestina, principalmente os aspectos econômicos e sociais por Tânia Bacelar, considerada uma das maiores especialistas do País em desigualdades regionais, tendo começado as pesquisas nessa área quando ingressou na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba 2017 é uma realização do Governo do Estado, que tem como principal objetivo promover na sociedade paraibana reflexões sobre a atual conjuntura enfrentada pela população brasileira, como política, democracia e cidadania.  Até dezembro, quando será concluída a fase 2017, o evento ainda trará à Paraíba grandes nomes do cenário nacional. 
Perfil – Tânia Bacelar de Araújo é professora aposentada pela Universidade Federal de Pernambuco, com graduação em Ciências Econômicas e Sociais (Diploma de Estudos Aprofundados e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço na Universidade de Paris I, Panthéon Sorbonne).

O início da carreira na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1966, foi um dos motivos que levou Tânia Bacelar a dedicar em sua obra significativo espaço para a desigualdade regional.
Entre suas obras, estão:
- Ensaios sobre o Desenvolvimento Brasileiro (2000);
- Reexame da Questão Nordestina (1985);
- A Questão Nordeste (1985).
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook