Paraíba é o estado com mais regiões metropolitanas no Brasil, diz IBGE

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a Paraíba como o estado com o maior número de regiões metropolitanas do Brasil. Conforme dados divulgados nesta terça-feira (28), a Paraíba tem 12 regiões metropolitanas, estabelecidas por lei. O estado, isoladamente, corresponde a 16% das regiões metropolitanas do país.
Outros estados de destaque no número de regiões metropolitanas são Santa Catarina, com nove, Alagoas e Paraná, ambas com oito. De acordo com os dados do IBGE, 158 cidades paraibanas estão incluídas nestas regiões. É competência dos estados a definição das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, nos termos do Artigo 25, Parágrafo 3° da Constituição Federal.
Ainda de acordo com o IBGE, o Brasil conta com 73 agrupamentos de municípios que são considerados regiões metropolitanas. As regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos por lei complementar estadual, de acordo com a determinação da Constituição Federal de 1988, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Lista das Regiões Metropolitanas da Paraíba
Região Metropolitana de Campina Grande
Região Metropolitana de Araruna
Região Metropolitana de Barra de Santa Rosa
Região Metropolitana de Cajazeiras
Região Metropolitana de Esperança
Região Metropolitana de Itabaiana
Região Metropolitana de Sousa
Região Metropolitana de Vale do Mamanguape
Região Metropolitana de Vale do Piancó
Região Metropolitana de Guarabira
Região Metropolitana de João Pessoa
Região Metropolitana de Patos








G1

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook