Panapaná abre programação com exposição fotográfica “Da Margem de Cá” de Alessandra Soares

Mulheres desafiadas a se revelarem diante de uma câmera fotográfica. Desafio aceito e o resultado pode ser conhecido a partir desta quarta-feira (8), às 19h, quando a fotógrafa Alessandra Soares abre a exposição “Da Margem de Cá”. A atividade integra a programação da segunda edição do projeto “Panapaná – Novembro das Artes Visuais”.  O acesso é gratuito e a exposição ficará disponível para visitação no Espaço Expositivo Alice Vinagre (Mezanino 2, acesso pela Rampa 1).

A edição 2017 do Panapaná se estende até o dia 11, com as atividades concentradas no Espaço Cultural José Lins do Rego.A ação é desenvolvida pela Funesc por meio de sua coordenação de Artes Visuais e Galeria Archidy Picado. O objetivo é dialogar com os artistas locais e a comunidade, por meio de exposições, leitura de portfólio, palestra e intervenções artísticas. 

A programação traz, ainda, a exposição “Entre Falas”, de Adriana Aranha, a partir do dia 10, às 20h, na Galeria Archidy Picado. Na mesma data, Raphael Fonseca, curador do MAC-Niterói (RJ), vai proferir a palestra “Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir”, a partir das 18h, no auditório da Eman. No dia 11, ele fará a leitura de portfolio.

Esta programação dá continuidade ao projeto lançado no ano passado com o objetivo de estabelecer uma agenda de ações de modo que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba consolide sua atuação nas artes visuais no contexto da arte contemporânea. 

Da Margem de cá - Da margem, de cá é um ensaio composto por retratos de mulheres que foram desafiadas por Alessandra Soares a se revelar - como e no local que quisessem - diante de uma câmera fotográfica. Revelar-se por meio de seu corpo para o outro - neste caso, para uma fotógrafa - não é coisa simples, implica em mostrar para o outro partes daquilo que você pensa ou deseja ser. Exige despojamento e coragem especialmente em tempos em que o corpo tem sido duramente castigado e encarcerado pelo pudor e pelo moralismo.

Dois discursos num mesmo ensaio. De um lado, cada mulher fotografada apresenta uma narrativa de si por meio de seu corpo, corpo entendido como sua primeira morada, seu local original e eterno (enquanto dure). De outro, Alessandra mobiliza esteticamente a plástica do lugar, da luz e das expressões corporais na tentativa de livrar - ao menos fotograficamente - o corpo e o feminino de toda "verdade"  pudenta. A escolha do feminino não é aleatória, como a própria Alessandra escreveu: "Eu estava percorrendo universos na tentativa de me encontrar em outras mulheres".  “Ela fala da margem de cá sobre a margem de lá, mas também entende que ambas margens pertencem ao mesmo lado”. (Paulo Rossi)

Panapaná - Novembro das Artes Visuais - 2017

Programação geral Panapaná - Novembro das Artes Visuais 2017
Fundação Espaço Cultural da Paraíba

06.11 - “Horizonte Inconstante” (Inauguração Instalação)
             Fabiano Gonper - Artista Visual
            19h
             Praça do Povo, rampas 1 e 2
           
08.11 - “da margem, de cá” (Abertura Exposição Individual)
              Alessandra Soares - Artista Visual
 19h
              Espaço Expositivo Alice Vinagre, Mezanino 2, acesso rampa 1

10.11 - “Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir” (Palestra)
              Raphael Fonseca - Curador do MAC-Niterói/RJ
 18h 
 Auditório da Escola de Música Antenor Navarro EMAN, acesso rampa 2

10.11 - “Entre falas” (Abertura Exposição Individual) 
              Adriana Aranha - Artista Visual
 20h
 Galeria de Arte Archidy Picado, Subsolo, acesso rampas 3 e 4

11.11 - Leitura de Portfolio 
              Raphael Fonseca - Curador do MAC - Niterói/RJ
 9h às 12h e 14h às 17h
 Auditório 5, Mezanino 2, acesso rampa 1


Serviço
Leitura de Portfolio
Com: Raphael Fonseca - Curador do MAC - Niterói/RJ
Data: 11/11
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Auditório 5, Mezanino 2, acesso rampa 1
email para inscrições: panapanaleituraportolio@gmail.com
Resultado: Os artistas selecionados para participarem da leitura de portfolio serão comunicados através de email.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook