Novembro Azul na CMJP: decoração, cores e ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aderiu à campanha 'Novembro Azul', cuja finalidade é mobilizar a sociedade para a prevenção do câncer de próstata e realizar ações de promoção da saúde do homem durante todo este mês. Por isso, além da fachada da Casa Napoleão Laureano ganhar tons de azul, o plenário está decorado com símbolos da campanha e o Legislativo pessoense ainda desenvolverá durante o mês ações de conscientização em prol da causa.

Para o presidente da CMJP, é importante que o Legislativo participe das campanhas de conscientização da sociedade sobre a prevenção de doenças, assim como aconteceu no 'Outubro Rosa', agora no 'Novembro Azul'. “É de fundamental importância que a Câmara atue junto com a sociedade onde ela mais precisa, neste caso é na saúde, aderindo à campanha de conscientização de combate ao câncer de próstata, que pode diminuir a taxa de mortalidade na Capital apenas com a realização de exames preventivos”, defendeu.

“A prevenção sempre é o melhor remédio e devemos estimular a conscientização da sociedade de várias formas. O câncer de próstata é um dos cânceres que mais afeta o sexo masculino e é importante ter entidades civis, como a CMJP, se engajando nessa luta para conseguir a adesão dos homens, que ainda são muito resistentes à tratamentos de saúde”, declarou o vereador Luís Flávio (PSDB), que também é médico.

Evento na Câmara

Na semana que vem, quinta-feira (9), a CMJP, em parceria com a Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará evento voltado à saúde masculina, em alusão ao 'Novembro Azul' e aos cuidados do homem, principalmente com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Na ocasião, serão ofertados serviços de glicemia capilar; verificação de pressão arterial; encaminhamento do Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos principais exames que pode identificar o câncer de próstata; odonto móvel; além de corte de cabelo; argilo terapia; manicure; auriculoterapia; massagem; café da manhã; e música ao vivo. A ação acontecerá das 8h às 12h, no estacionamento da Câmara.

História do movimento

O movimento, inicialmente chamado 'Movember', surgiu aproveitando as comemorações do 'Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata', realizado a 17 de novembro, na Austrália, em 2003. Já no Brasil, o 'Novembro Azul' foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
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