Militares de todo Brasil testam habilidades e disputam título de ‘Bombeiro de Aço’

Equipes de militares de todo o Brasil vão disputar o título de ‘Bombeiro de Aço’ nesta quinta-feira (9), segundo dia de atividades da XVII edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom 2017). A prova, que é aberta ao público, acontece a partir das 9h, no pátio do Centro de Convenções de João Pessoa.

No total, mais de 40 bombeiros passarão pelo circuito composto por quatro etapas que ilustram atividades do dia a dia da profissão: a subida na escada, carregando uma mangueira de incêndio, seguida do içamento de outra mangueira; a simulação de entrada forçada com corrida em zigue-zague; arrasto da mangueira de incêndio pressurizada para apagar um foco de incêndio e, por fim, a simulação de transporte de vítima, com um boneco que pesa pelo menos 70 quilos.

Os competidores estarão divididos em equipes, representando os Corpos de Bombeiros de cada Estado. Haverá premiação tanto por desempenho individual, masculino e feminino, quanto por equipes. Pela Paraíba competem, nas duas modalidades, três bombeiros, sendo dois homens e uma mulher. Eles foram escolhidos entre 24 militares inscritos em uma seletiva prévia no âmbito da corporação.

No mesmo dia, o Teatro A Pedra do Reino, também no Complexo do Centro de Convenções, sedia a palestra do especialista de resgate em grandes catástrofes e integrante da Força Aérea Brasileira, o coronel Edmilson Leite. Ele, que é apresentador de dois programas no Discovery Channel, falará das 10h às 11h.

Em seguida, o doutor Carlos Henrique Mendonça Silva, médico chapecoense, discorrerá sobre a Logística das ações médicas no acidente aéreo da Associação Chapecoense de Futebol.

Simpósio de Salvamento Aquático - Dentro da programação científica do Senabom 2017, acontece uma série de palestras de temas diversos da área de bombeiro, incluindo o salvamento aquático. O assunto será abordado por meio de 24 trabalhos, de autoria de bombeiros de todo o Brasil. O simpósio acontece das 13h30 às 17h. A programação completa do evento, o maior da América Latina, pode ser acessada no site oficial, o senabom2017.com.br.

Nesta terça-feira (7), aconteceram oficinas pré-congresso e a 2ª Mostra Científica dos Alunos do Curso de Formação de Oficiais do CBMPB. No Centro de Convenções, os cursos ministrados englobaram diversas áreas de atuação dos bombeiros, a exemplo do ‘Fenômeno Flashover’, que é o combate a incêndio em ambiente confinado. Coordenado pelo tenente coronel Jean Benício, do CBMPB, além da explanação teórica, o curso contou com orientações práticas.
Foram abordados temas como progressão do bombeiro no ambiente incendiado, equipamentos de proteção individual e respiratória para atendimento desse tipo de ocorrência, tipos de jato de água, entrada em ambiente fechado e ensaio de queima de material combustível simulando um incêndio.

Para as demonstrações, foi utilizado um container, com o objetivo de aproximar os participantes da situação vivenciada em um incêndio real. Segundo o major José Antônio Rocha, um dos instrutores do curso, tal atividade é de grande relevância para a atividade bombeiro militar, pois o combate a incêndio é muitas vezes o que identifica a corporação por parte da sociedade e salva vidas.

Para ele, este minicurso compondo a grade científica do Senabom irá renovar os conhecimentos na área tanto dos bombeiros da Paraíba, como daqueles pertencentes às corporações coirmãs e os bombeiros civis que também participaram do treinamento. Além da área de combate a incêndio, os minicursos abordaram temas como: Segurança Estrutural e Compartimentação de Ambientes, que teve como um dos instrutores Rogério Lin.

No mesmo horário, também ocorreu a qualificação sobre o atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos, com o coronel João Vanderley Costa Pereira, do Corpo de Bombeiros do Maranhão. Com explanações teóricas e também atividades práticas, a tenente coronel Karina Homobono ministrou o curso de suporte básico à vida, com foco em reanimação cardiopulmonar (RCP) e desobstrução de vias aéreas.

Mostra científica - A vice-comandante da Academia de Bombeiro Militar Aristarcho Pessoa,capitã Iolanda Ribeiro, contou que a  2ª Mostra Científica dos alunos do CFO teve como objetivo “fomentar a pesquisa científica e aprimorar os conhecimentos adquiridos nos três anos de curso nas diversas áreas, abordando temas do fator psíquico, social, a satisfação pública, e o combate a incêndio.”

Foram apresentados 20 trabalhos, de autoria dos alunos do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). As produções serviram de nota de Conclusão de Curso. Na ocasião, os cadetes foram avaliados por uma banca formada pelo orientador do trabalho e docentes da academia, como também professores convidados.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook