Hospital Clementino Fraga realiza Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão

O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga - CHCF, unidade integrante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, a partir desta segunda-feira (13) até a sexta-feira (17), a Campanha de Prevenção de Lesão por Pressão. A iniciativa partiu da necessidade em capacitar os profissionais, em especial a equipe de enfermagem do CHCF, para o cuidado com a pele do paciente, com isso, demonstrando a importância dessa prática, melhorando a assistência prestada junto aos usuários, bem como fortalecer a segurança do paciente no que diz respeito às práticas seguras na prevenção de lesão por pressão.

O evento terá início na segunda-feira (13), a partir das 9h, com a apresentação da peça “Os 7 Erros na Prevenção de Lesão por Pressão”, interpretada pelos atores da Companhia da Saúde e do Sorriso do Clementino Fraga. A peça também será encenada nos postos de enfermagem das unidades de internação do Complexo. A partir das 10h, será proferida uma palestra com o tema “Lesão por Pressão: Como Avançar na Prevenção” pela enfermeira da Comissão de Pele do CHCF, Rebeca Rocha. Outro tema a ser abordado no mesmo dia será o ‘Cenário da Prevenção de Lesão por Pressão’, realizado pela Comissão de Pele do Clementino Fraga, por meio dos enfermeiros Maria Inez e Pablo Leonid.

Na terça-feira (14), no hall da entrada, ambulatório e nos corredores do CHCF, a partir das 9h, haverá uma apresentação dos materiais utilizados para realizar as medidas de prevenção de lesão por pressão. Já na quinta-feira (16), será apresentado um Vídeo Oficial da Anvisa sobre ‘Prevenção da Lesão por Pressão’ nos postos de enfermagem das unidades de internação. Na sexta-feira (17), a partir das 9h, no Auditório do CHCF, será realizado um Workshop – Trabalhando os aspectos conceituais e práticos da Escala de Braden como instrumento preditor da Lesão por Pressão, entrega dos Livros de Notificação e encerramento da campanha com sorteio de brindes.

A ação tem como objetivo sensibilizar o corpo clínico para uma maior adesão a esta medida preventiva, capacitando quanto às práticas seguras para prevenção de lesão por pressão, e realizando atualização técnica científica. Tais ações estão amparadas em cumprimento a RDC nº 36/2013, Protocolo de Prevenção de Lesão (Úlcera) por Pressão, que foi instituído pela Portaria n° 1.377/2013, Nota Técnica GVIMS/GGTES Nº 03/2017, que trata das práticas seguras para prevenção de lesão por pressão em serviços de saúde e pela Portaria Nº529/2013 MS, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

“As úlceras por pressão são lesões resultantes da pressão por muito tempo no tecido em pacientes acamados com restrição de mobilidade, e que acometem milhares de pessoas. Isso já é tratado como caso de saúde pública. Trata-se de um problema multidisciplinar, sendo necessário mobilizar toda equipe para a prevenção. Campanhas como estas são espaços para qualificar as equipes, fortalecendo as ações de segurança do paciente”, destacou Thais Matos, diretora geral do Clementino Fraga.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook