Governo estimula construção de barragens subterrâneas em pequenas comunidades rurais

O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, vem desenvolvendo várias atividades na região de Campina Grande no que diz respeito às práticas de convivência com a seca.
Uma das práticas desenvolvidas junto às comunidades é a tecnologia de contenção de água através de barragem subterrânea, uma ação que também é executada por outras unidades operativas da Emater em todo o Estado.
No município de Queimadas, por exemplo, nesta semana, foram construídas três barragens, uma delas na comunidade Furnas, do agricultor familiar José Antônio Araújo, que tem pretensão de intensificar o plantio de capim de corte, plantas forrageiras e culturas de subsistências na área da barragem, para manutenção do seu rebanho bovino no período de estiagem, o qual, no momento passa por grandes dificuldades para sua alimentação e, o plantio agrícola para subsistência da família.
A técnica de construção de barragem subterrânea consiste em construir um obstáculo no depósito aluvial, com finalidade de impedir que a água nele acumulada continue a escoar durante o período a estiagem, podendo promover acumulo de água para alimentar, através da irrigação, culturas perenes (forrageiras e frutíferas), além de garantir a produção de culturas anuais mesmo com distribuição irregular das chuvas de inverno.
Os trabalhos de execução das barragens em Queimadas foram executados em parceria com a prefeitura municipal, contando com a orientação do extensionista da Emater local Evandro Araújo e do assessor Verneck Abrantes, com o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Campina Grande, Sales Junior.
A partir da unidade regional de Campina Grande, outros municípios vêm sendo contemplados com a construção de barragens subterrâneas. É uma prática que se estende por todo o território da Paraíba, junto aos agricultores familiares com orientação da Emater e também por outros órgãos.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook