Governo da Paraíba recebe prêmio Inova Iesp por ações de incentivo à Cultura

O Governo do Estado recebeu, nessa segunda-feira (6), o Prêmio Inova Iesp, que destaca ações importantes nas áreas de cultura, esporte e ciência e tecnologia. A Paraíba foi a vencedora na categoria Cultura com destaque para o Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima). O Prêmio foi recebido pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, que representou o governador Ricardo Coutinho.
Atualmente, o Prima funciona em nove cidades paraibanas e promove o acesso à educação musical de crianças e jovens, na faixa etária entre 8 e 18 anos, que residem em áreas de vulnerabilidade social. “O governo tem, acima de tudo, se preocupado com a inclusão social da população e há inclusão em todos os níveis de discussões, principalmente em programas que podem trazer mudança nas vidas de pessoas que necessitam de uma atenção maior do governo. E o Prima tem essa capacidade, ele vai exatamente para aquelas comunidades mais fragilizadas, onde você tem jovens em situação de riscos constantes e a partir do momento que pode trazer e atrair esses jovens com o estudo da música e mostrar uma perspectiva de vida, ele se torna um programa fantástico”, destacou João Azevêdo sobre o Programa.
O Prêmio Inova Iesp está em sua segunda edição e deve atrair mais de 8 mil participantes durante a Semana Inova Iesp, como explica Érika Marques, diretora geral do Iesp. “Nós tivemos no ano passado quase cinco mil inscritos e este ano a previsão é de quase oito mil pessoas participando do evento. Aqui é um espaço voltado para diversas ideias nas áreas de cultura, gastronomia, artes, tecnologia e esportes. Todos os cursos convergem e o que temos é uma interação por parte dos alunos, professores, funcionários e também da sociedade, porque ele é um evento gratuito”, explicou Érika.
Atualmente, o Prima atende cerca de 1.500 estudantes das cidades de João Pessoa (Alto do Mateus, Tambiá e Bairro dos Novais), Cabedelo (IFPB e Jacaré), Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga. Em breve, o programa vai atuar também nas cidades de Sousa e Monteiro.
Presente na solenidade do Prêmio Inova Iesp, Lau Siqueira, secretário de Cultura da Paraíba, ressalta como o Prima tem mudado a vida de jovens e adolescentes. “ É um projeto que abre portas para muitos jovens. Hoje já temos alunos do Prima sendo aprovados em testes da Orquestra Sinfônica da paraíba, ingressando na universidade, então é um projeto que vem recebendo vários tipos reconhecimento. Alguns jovens participantes, nunca tinham escutado música erudita e hoje estão tocando violino, fagote, oboé”, destacou Lau.
O prêmio Inova trará palestras, cursos de extensão, workshops, discussões e vivências, entre professores, alunos e convidados reconhecidos no mercado, assim como estudantes do ensino médio e a comunidade de maneira geral. O evento será realizado até o próximo dia 10 na própria faculdade, localizada na Rodovia BR 230, Km 14, s/n.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook