Fortaleza de Santa Catarina na PB concorre ao título de Patrimônio Mundial da Unesco

A fortaleza de Santa Catarina, localizada na cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa está concorrendo ao título de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. A estrutura histórica paraibana, juntamente com outras 18 fortificações, consta na proposta encaminhada pelo governo brasileiro à Organização das Nações Unidas (ONU).

A construção data de 1586, erguida pelos portugueses logo após ocuparem o litoral paraibano. Inicialmente construído em taipa, ele compunha com outros dois fortes um cinturão de proteção no estuário do Rio Paraíba, protegendo a nova cidade das invasões francesas e holandesas.
Segundo Osvaldo Carvalho, presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, a estrutura como conhecemos hoje data do final do século XVII. A fortaleza é composta por 20 compartimentos, incluindo capela e alojamento de oficiais.
“Esse forte tem uma área de aproximadamente 12.500 metros quadrados de área construída, de área total deve ter uma área de 30 mil metros quadrados”, comentou.

Considerado o mais importante monumento histórico militar da Paraíba, caso seja eleita pela Unesco, a fortaleza de Santa Catarina deve ter o envio de ajuda financeiros para conservação facilitado. Visitas técnicas estão sendo promovidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para facilitar o reconhecimento pela Unesco.






G1
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook