Festival de Música da Paraíba atualiza lista de selecionados e sorteia ordem de apresentação em eliminatórias

Duas músicas selecionadas para o Festival de Música da Paraíba foram desclassificadas por não atenderem aos critérios do edital. Conforme a equipe de curadoria, devido à dupla desclassificação, duas canções que estavam na suplência ascenderam à lista de classificados para as eliminatórias.

Estão fora das eliminatórias as canções ‘Decolagem’ e ‘Lar de encantos’. Duas canções que estavam na suplência passaram para a lista de classificados: ‘Web Cam’ e ‘Cravar a lança’, mas a segunda canção teve de ser substituída também, pois não atendia aos critérios técnicos previstos no edital.

Assim, outra canção que estava em terceiro lugar na lista de suplentes ascendeu à listagem de classificados: ‘Santo de casa’ (de Adeildo Vieira). Já ‘Web Cam’ é de autoria do cantor e compositor Totonho.

Integrante da curadoria, o cantor e compositor Pedro Osmar explica que os critérios de desclassificação envolvem a obrigatoriedade do candidato não ter vínculo de trabalho com a Rádio Tabajara, Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Outro ponto é a necessidade do candidato não ter parentes (em primeiro grau) trabalhando em nenhum desses órgãos governamentais acima citados. Também integrante da equipe de curadoria, o secretário Lau Siqueira (Cultura) destaca que a ausência de ineditismo da canção inscrita no Festival também leva à desclassificação.

Sorteio – Nesta terça-feira (28), haverá o sorteio da ordem de apresentação dos candidatos classificados nas eliminatórias do Festival de Música da Paraíba, organizado pelo Governo do Estado (por meio da Rádio Tabajara, Fundação Espaço Cultural da Paraíba e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

O sorteio será a partir das 14h30, durante o programa Tabajara em Revista, na Rádio Tabajara, em João Pessoa. O sorteio terá transmissão ao vivo pela Rádio Tabajara FM 105,5 e também pela página da emissora no Facebook (transmissão de vídeo). Primeira eliminatória será em Sousa. A segunda, em Campina Grande.

Curadoria - A curadoria do Festival de Música da Paraíba divulgou a primeira lista de classificados para a disputa do evento, no último dia 21. Vinte e quatro canções foram escolhidas para as duas eliminatórias (ver listagem atualizada ao final desse texto).
A curadoria do festival foi feita pela maestrina Priscila Santana (do projeto Prima), os cantores e compositores Pedro Osmar e Arthur Pessoa, o secretário estadual de Cultura Lau Siqueira e o produtor Dinarte Nóbrega.

“Não foi uma escolha fácil. A curadoria teve muito trabalho para chegar aos 24 selecionados, pois o nível está muito elevado”, disse Pedro Osmar, destacando satisfação com a pluralidade sonora dos candidatos.

Ao todo, foram inscritas 303 músicas em diversas regiões do Estado.  A maior parte das  inscrições veio de João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Cabedelo. Mas, também houve inscritos de Alagoa Grande, Aparecida, Areial, Araruna, Baía da Traição, Bananeiras, Bayeux, Cajazeiras, Catingueira, Cubati, Cuité, Galante, Guarabira, Igaracy, Itabaiana, Itaporanga, Lucena, Monte Horebe, Monteiro, Patos, Poço José de Moura, Pombal, Queimadas, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Serra da Raiz, Solânea, Sousa, Uiraúna e Umbuzeiro.

Conforme edital do festival, serão apresentadas 12 canções em cada eliminatória e seis vão ser classificadas para a final. O festival se dará em três etapas, sendo a primeira no dia 13 de janeiro de 2018, em Sousa, no Sertão; a segunda no dia 20 de janeiro, em Campina Grande, e a final no dia 27 de janeiro, em João Pessoa.

O secretário Lau Siqueira explica que a lista ainda pode sofrer alterações. Caso, por questões técnicas, algum dos selecionados seja eliminado já há uma lista de suplentes. “Foram selecionados 10 suplentes, que também estão com canções de nível muito elevado”, disse ele.

Os vencedores receberão prêmios que totalizam R$ 20 mil.  A premiação para o primeiro colocado no festival é de R$ 10 mil. Também serão premiados o segundo e terceiro lugares, bem como o melhor intérprete.

A primeira edição do festival acontece entre 13 e 27 de janeiro do ano que vem, homenageando a tocadora de pífano Zabé da Loca, que faleceu aos 93 anos de idade, no dia 5 de agosto deste ano.

O Festival possibilitará compositores paraibanos (ou que residam no Estado) apresentarem suas canções. Um festival que destacará todos os sons de nosso povo. “O governo faz história também na cultura paraibana, pois enquanto no país as portas estão se fechando, na Paraíba o Governo abre as portas para novos talentos, inclusive com premiação em dinheiro”, disse Maria Eduarda Santos, diretora-presidenta da Rádio Tabajara.

Para Nézia Gomes, presidenta da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o Festival atende a uma necessidade e está em sintonia com o explícito crescimento da cena paraibana. “Acompanho esta cena de perto, do Litoral ao Sertão. Conheço bem essa realidade. E estou certa de que esse festival apresentará aquilo que temos de melhor nas eliminatórias e na finalíssima”, garantiu Nézia.

Integrante da equipe de curadoria, o secretário estadual Lau Siqueira (Cultura) enfatizou que esse não é um festival de João Pessoa ou Campina. “É um festival da Paraíba inteira. As inscrições mostram que há representatividade de diversas regiões. E isso é denotativo da riqueza musical de nossa Paraíba”, declarou Lau.

Lista atualizada de selecionados para o Festival de Música da Paraíba:

Aí é Pé de Serra (Fábio Smith)
Alfenim (Bruno Miranda)
Aos olhos de Zabé (Ulisses Barbosa)
Canário do Sertão (Gabriela Grisi)
Capitu (Tom Drummond)
Chica Negra Gata (Jonathas Falcão)
Engrenando (Pedro Henrique)
Eu já tentei de tudo, nega (Aldeni Marques)
Flor da Luz (Luiz Carlos Lucas)
Imprópria (Chico Limeira)
Incerteza ((Jorge José Ferreira de Lima)
Lampejo (Lucas Dourado)
Liberdade (Regina Limeira)
Mano Brown com Gonzagão ( João Jaguaribe)
Paraíba Mood (Levi Nascimento)
Santo de casa (Adeildo Vieira)
Sopro da Loca (Renato Anderson Lima)
Sonho de Cantador  (Wagner Malta)
Tectônica (Aparecida Alves Siqueira)
Tanto (Wister)
Tua estrada (Daniel Pina)
Um samba à dois (Poty Holanda)
Web Cam (Totonho)
Zabé da Loca (Severino Floriano)

Lista de suplentes para o Festival de Música da Paraíba:

01) Chama pelo nome (Tiago Moura)
02) A poesia nua (Walter Emanuel)
03) Até quando o sertão virar mar e o mar virar sertão (Marcus Vinícius de Vasconcelos)
04) A força do canto (Jeymerson Leonardo)
05) Saudade Timoneira (Walter Luiz Souto)
06) Sétimo céu (Elon Barbosa)
07) Natural (Gustavo Moura)

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook