Cursos pré-congresso abrem Seminário Nacional de Bombeiros nesta terça-feira S

Tem início nesta terça-feira (7) a programação do XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), o maior evento da área de toda a América Latina e que este ano acontece EM João Pessoa. Com organização do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), o evento começa com a realização de quatro minicursos, das 9h às 15h, no Centro de Convenções.

Entre as oficinas oferecidas está a de ‘Segurança Estrutural e Compartimentação de Ambientes’, que será ministrada pelos especialistas em proteção passiva contra o fogo, Rogerio Lin e Jeffery Lin. Formados e pós-graduados nessa área pela Fire Service College, em Moreton-in-Marsh - Reino Unido, eles vão discutir a legislação e os materiais pertinentes para a segurança contra incêndios.

Na oficina, também será feita uma demonstração de queima de materiais de acabamento e revestimento considerados com proteção contra o fogo. Outra qualificação a ser disponibilizada é a de ‘Suporte Básico de Vida e Reanimação Cardio Pulmonar’, com base na última atualização dos protocolos da American Heart Association - AHA, de outubro de 2015.

O minicurso terá como instrutora a tenente coronel Karina Ferreira Ribeiro, médica do Corpo de Bombeiros do Amapá, especialista em Cirurgia Geral e Cancerologia Cirúrgica. Ainda dentro da programação, os interessados podem optar pelo minicurso de ‘Produtos Perigosos’, voltado para o atendimento de ocorrências que envolvam esses materiais – como gases e líquidos inflamáveis, metais pirofóricos, entre outros.   O coronel João Vanderley Costa Pereira, bacharel em química pela Universidade do Maranhão e instrutor na área da Organização das Nações Unidas (entre outras qualificações), ministrará o curso.

A quarta oficina será ‘Fenômeno Flashover’, que ensinará as técnicas, de forma teórica e prática (incluindo demonstrações), para o combate a incêndio em ambientes confinados. O curso, que está com vagas esgotadas, será conduzido pelo tenente coronel Jean Benício, especialista na área e comandante do Batalhão especializado de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

No mesmo dia, também será realizada a 2ª Mostra Científica dos Alunos do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros da Paraíba (CBMPB), que acontece na sala Cabedelo.
Inscrições - Para participar de algum dos minicursos pré-seminário, é necessário estar inscrito no Senabom, que tem programação de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções, incluindo palestras, apresentação de trabalhos científicos e a Feira Internacional de Prevenção e Combate a Incêndio e Emergências (Fipie).

As inscrições no Seminário podem ser feitas no próprio local do evento, quando do início da programação científica - nesta quarta-feira (8). O Senabom já conta com aproximadamente quatro mil inscritos, entre congressistas, atletas (para as provas operacionais) e participantes de forma geral.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook