Corpo de Bombeiros da PB tem dois cães para atuação em ocorrências de buscas em território nacional

Durante o 17º Seminário Nacional de Bombeiros, que acontece no Centro de Convenções da capital paraibana desde a quarta-feira (8), mais um cão do Corpo de Bombeiros da Paraíba ganhou certificação nacional para atuar em atividades de busca a vítimas, dessa vez na área rural.
‘Nego’, juntamente com seu condutor, bombeiro militar, participou de três etapas necessárias à certificação, com oito outros estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Pernambuco e Alagoas. A cadela ‘Negona’, também da Paraíba, já tem certificação para atuar em desastres urbanos.
“Até o momento, dois estados já conseguiram esse reconhecimento para atuação na zona rural: Paraíba e Ceará. Dezoito binômios (homens e cão) estão sendo avaliados em três aspectos: destreza, que contempla as dificuldades com as quais o cão pode se deparar; obediência; e busca diurna e noturna. Essa certificação significa que o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem conhecimentos técnicos em nível de Brasil e que o treinamento está em pé de igualdade com todos os estados do país”, explicou o tenente Ricardo Mendes, comandante do Canil do 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar.
Ainda segundo ele, em três dias de atividades os binômios passaram por testes que simulam ocorrências reais, como queda de aeronave, ocorrências envolvendo pessoas com problemas mentais, que adentram em áreas de mata e não conseguem sair, além de crianças e idosos. O processo de certificação se encerra na tarde desta sexta-feira (10), quando outros estados podem também obter o certificado.
Ao todo o Corpo de Bombeiros da Paraíba tem seis cães, em João Pessoa e Campina Grande, com sedes nos 1º e 2º Comandos Regionais. O objetivo é que ainda seja implementado um canil da corporação na sede do 3º Comando Regional, em Patos.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook