Coros da OSPB participam do Fepac nesta terça-feira

O Coro Infantil da Paraíba e o Coro Sinfônico da Paraíba, grupos integrantes da Orquestra Sinfônica da Paraíba, vão participar do 15º Festival Paraibano de Coros (Fepac), que começa nesta terça-feira (14) e segue até o próximo sábado (18), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Sob a regência do maestro João Alberto Gurgel, o Coro Infantil vai abrir a programação do Fepac, cantando um repertório que vai do clássico erudito a clássicos da Disney.
O Coro Sinfônico também se apresenta no primeiro dia, com regência de Daniel Berg. O repertório é “Missa Nordestina (Kyrie e Glória)”, de Clóvis Pereira; “Beatus Vir”, de Vivaldi, e “Lápis de Cor”, de Nanado Alves, com arranjo do maestro Chiquito. 
O Festival Paraibano de Coros terá apresentações de 52 corais, representando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, além de representantes de Córdoba (Argentina). Da Paraíba, participam grupos das cidades de João Pessoa, Picuí, Nova Floresta, Boa Vista e Sapé. Nas cinco noites de realização do Fepac, que deve reunir duas mil vozes, as apresentações começam às 18h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), na UFPB.
O Coro Infantil da Paraíba é um projeto desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibanas. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal, com o auxílio do professor Daniel Mariano. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.
Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.
Para comemorar os seus 15 anos de atividades, o Fepac vai ajudar o Projeto Natal sem Fome. Para isso, a entrada será um quilo de alimento não perecível. “Há 15 anos o festival vem difundindo o canto coral no Estado, tanto na formação de novos grupos na capital e no interior da Paraíba, como no reconhecimento de nível nacional e agora internacional com a vinda de um grupo argentino”, disse o coordenador-geral do Fepac,  maestro Eduardo Nóbrega.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook