Começa campanha 'Novembro Azul' com evento em João Pessoa; veja programação

O Estado vai abrir nesta quarta-feira (1º) as atividades da campanha Novembro Azul. Durante todo o mês serão realizadas ações articuladas com as Gerências Regionais de Saúde, serviços de saúde e municípios que buscam estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. A programação do Estado não foi divulgada, mas a do Município de João Pessoa já segue abaixo.


“A atenção e cuidado com a população masculina deve ser transversal às ações de Atenção Básica em Saúde, que deve potencializar a busca ativa à população masculina e aproximar os homens das Unidades de Saúde da Família, uma vez que, considerando os padrões sociais e culturais do nosso país e Estado, o homem não tem aproximação com o cuidado e autocuidado”, explicou o coordenador da Área Técnica da Saúde do Homem na SES, Hélio Soares.

Segundo dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida, as doenças que mais afetam os homens são: infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia, acidente vascular cerebral hemorrágico, câncer de próstata, seguido do dos brônquios, dos pulmões, do estômago, do fígado, das vias biliares intra-hepáticas, da cavidade oral/traquéia, brônquio e pulmão.

De acordo com estimativas da incidência do câncer do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os principais tipos de câncer que incidem na população masculina em todo o estado e em João Pessoa são: próstata (1.040 casos), estômago (230), traqueia, brônquio e pulmão (180), cavidade oral (150), laringe (130), reto (120), esôfago (100) e bexiga (70).

Município

A Campanha Novembro Azul conta com uma programação de orientação e qualificação de atendimentos além de palestras nos serviços de saúde. “Temos tentando trazer cada vez mais os homens para dentro dos serviços, para que os cuidados clínicos façam parte da rotina e que esse cidadão pense de forma preventiva e não espere o adoecimento para procurar um médico”, explicou Késsio Brito, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Durante este mês de novembro algumas unidades estarão trabalhando com pelo menos um dia de horário ampliado, para melhor atender ao usuário, com ações preventivas, marcações e consultas para este público. Para mais informações, os usuários podem ligar para as USF de sua região ou para Coordenação da Área Técnica de Saúde do Homem pelo 3214-7955.

Como parte da programação, além de todas as Unidades de Saúde da Família, durante todo mês de novembro haverá atividades de orientação e conscientização nos Centros de Atenção Integral à Saúde, nos hospitais da rede municipal, com os servidores da Prefeitura de João Pessoa, no Projeto João Pessoa Vida Saudável, instituições de ensino e empresas parceiras.

Programação da Saúde de João Pessoa:

01/11– Abertura oficial da Campanha Novembro Azul.
Local: Centro Administrativo Municipal

08/11 – Atividade de conscientização
Local: Emlur

10/11 - Atividade de conscientização aos trabalhadores de Empresas Cidadãs – palestra em empresa Transportadora de Valores.

17/11 - Ações de promoção a saúde do homem
Local: Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi)- Praça Caldas Brandão, s/n, no Bairro Tambiá, 

21/11 - Palestras com trabalhadores da Construção Civil

24/11 – Evento de Lançamento do Guia do pré-natal do Parceiro.

30/11 - Encerramento da campanha Novembro Azul com a “Maratona Azul”






Portal Correio
Compartilha via Whatsapp

Sobre TV AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook