Câmara homenageia o artista multifacetário Edílson Alves

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou, na tarde desta quarta-feira (1), com a Comenda Cultural Ariano Suassuna, o ator, palhaço profissional, multimídia, diretor e produtor cultural Edílson Alves da Silva. O propositor da honraria e da solenidade, vereador Tibério Limeira (PSB), justificou a homenagem “pela relevante contribuição no desenvolvimento da cultura e meio artístico de João Pessoa”.

A mesa da solenidade foi composta pelo propositor, o homenageado e a vereadora Helena Holanda (PP), que secretariou os trabalhos; além do secretário de estado de Cultura, Lau Siqueira; a representante da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Fernanda Svendsen; a representante do Núcleo de Teatro Universitário Sânzia Márcia Pessoa; o representante dos familiares, o diretor do Grupo Arretado Produções Artísticas Nélson Alexandre, companheiro do artista; e o produtor cultural da Companhia de Teatro Soluar Jamil Richene.

O vereador Tibério Limeira fez uma breve explanação sobre a trajetória de vida do agraciado destacando sua contribuição à cultura da Paraíba. O vereador destacou que o artista ao longo da sua carreira dirigiu peças teatrais com sucesso nos palcos paraibanos, além do 'Pastoril Profano', Edílson dirigiu 'A noia', 'Cordel de Deus' e ganhou vários prêmios, como melhor ator, melhor diretor. “Diante da trajetória brilhante, e de relevante serviços para a cultura e para o meio artístico, é que propomos essa honraria, ao ícone Edílson Alves da Silva, diretor, ator e palhaço profissional”, exaltou.

A vereadora Helena Holanda falou que o momento era forte porque a cultura é muito importante para o país. “Nós, os artistas, somos fortes. Quando as luzes se acendem esquecemos todo o resto. Parabéns por todo trabalho que você faz, além de ser um humano magnífico, sempre disposto a ajudar”.

Todos que estiveram na tribuna destacaram que o artista multifacetário é uma lição de vida e dignidade, que valoriza a Paraíba. Artistas diversos prestigiaram a solenidade e realizaram apresentações para reverenciar o artista homenageado.

O homenageado, muito emocionado, falou de sua trajetória de vida enfatizando suas realizações artísticas. “Estou muito feliz neste momento porque homenagens devem ser feitas em vida. Acredito na humanidade e fiz muitos amigos lindos. Muito obrigado Tibério Limeira, Helena Holanda e toda a Câmara. Contem comigo para verem essa cidade brilhar sempre. Amo esta cidade!”, discursou.


O homenageado

Edílson Alves da Silva nasceu em João Pessoa, em 1º de maio de 1965. Graduou-se em Educação Artística pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É ator, diretor, produtor cultural, multimídia, palhaço profissional; funcionário público federal e trabalha no Núcleo de Teatro Universitário e pós-graduado em arte e educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

O artista já foi diretor da Federação Paraibana de Teatro, membro do Conselho da Comissão do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa, atualmente dirige a Companhia Paraibana de Comédia, companhia responsável pelo espetáculo 'Pastoril Profano', Faz para da Trupe de Atores e Palhaços Agitada Gang e Arretado Produções, e Companhia Oxente de Atividades Culturais. Em 1994, Edílson Alves tem seu ápice, sendo protagonista, na televisão paraibana, no programa 'A Hora do Chibata', programa líder de audiência da época, que perdurou até 2008, no qual interpretava o personagem Filó.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook