Agricultores visitam campo de algodão orgânico e decidem iniciar plantio

O sucesso do algodão orgânico cultivado em diversos municípios paraibanos, pelas vantagens de comercialização com mercado e preço garantidos, está despertando o interesse de agricultores familiares nesta cultura que já foi uma das principais atividades agrícolas do Estado.
A assistência técnica continuada prestada pela Emater, empresa integrante da Gestão Unificada que é vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, é outro fator que contribui para o interesse dos agricultores, assim como o lançamento do Programa Algodão Paraíba pelo Governo do Estado.
Nesta semana, agricultores do município de Umbuzeiro no Cariri, realizaram uma visita ao sítio de José Bertino do Nascimento (Mi de Louro), na Comunidade Açudinho, que trabalha na produção de algodão orgânico. Este agricultor cultivou aproximadamente meio hectare de terra com algodão, sendo uma parte consorciada com palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, considerada pelos técnicos um importante espaço pedagógico.
Em Umbuzeiro, o programa Algodão Paraíba atendeu oito famílias nas comunidades Curral do Saco, Mumbuca, Açudinho e Mimoso. Para o ano de 2018, novos agricultores já manifestaram o desejo de plantar algodão diante da certeza de que terão uma importante fonte de renda.
Acompanhamento – O sucesso do cultivo de algodão também se deve ao acompanhamento dos técnicos e a parceria com a prefeitura municipal de Umbuzeiro, o qual realizou o preparo do solo com o trator da prefeitura e apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Também a Emater realizou em Umbuzeiro, com auxílio da Emater em Campina Grande, reunião técnica com a participação de 20 produtores para repassar as tecnologias de fabricação de biofertilizante e defensivos naturais para utilização no controle das pragas e doenças da cultura.
Segundo o extensionista Clodoval Bento de Albuquerque, chefe do escritório da Emater em Umbuzeiro, no próximo mês será feito o planejamento e cadastro de agricultores interessados em plantar algodão na safra do próximo ano.
“Sentimos bastante interesse por parte dos agricultores familiares em plantar algodão orgânico”, afirmou.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook