Vereadoras alertam: câncer de mama tem cura

O 'Outubro Rosa' foi tema de pronunciamento das vereadoras Raíssa Lacerda (PSD) e Sandra Marrocos (PSB), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (5), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A campanha reúne uma série de ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para ampliar as chances de cura.

“Outubro foi escolhido como o mês de alerta para que as mulheres façam o autoexame, realizem ultrassonografias e mamografias para garantir o diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando o câncer é detectado no início, é possível obter sucesso no tratamento em 95% dos casos”, alertou Raíssa Lacerda.

A vereadora ainda destacou que fatores ambientais e comportamentais, como sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e sobrepeso, também estão relacionados à doença. “A data da primeira menstruação, idade da primeira gravidez, não ter amamentado e o uso de contraceptivos hormonais também são fatores relacionados ao câncer de mama”, reforçou.

Sandra Marrocos enfatizou que o câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, são 522 mil mortes estimadas por ano. “Os homens não estão livres do câncer de mama, mas as mulheres são as grandes vítimas. Além dos fatores que a vereadora Raíssa apontou, tem outro fator do qual não podemos fugir, que é o genético. A tripla jornada a que somos submetidas e as pressões sociais também mexem com nosso corpo”, salientou.

“Então, mulheres, busquem o diagnóstico precoce e se forem diagnosticadas com câncer não se envergonhem, não tenham medo, procurem atendimento. Câncer de mama tem cura!”, reforçou Sandra Marrocos.

Outubro Rosa

Nesta sexta-feira (6), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará uma manhã de atendimentos voltados à saúde feminina, em alusão aos cuidados com a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento é aberto ao público e acontecerá das 8h às 12h, no estacionamento da Casa Napoleão Laureano, sob a coordenação do Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Mais de 30 profissionais estarão envolvidos na ação, que ofertará serviços de atendimento médico, odontológico (via odontomóvel), realização de mamografias, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, argiloterapia e vacinação. Também serão disponibilizados serviços de manicure e design de sobrancelhas, haverá vivência cultural ao ritmo de zumba e música ao vivo, além de outras atividades.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.