USF Quatro Estações promove ação no Outubro Rosa

A Unidade de Saúde da Família (USF) Quatro Estações promoverá neste sábado (28) uma ação para as mulheres da comunidade, em alusão ao Outubro Rosa. As atividades acontecerão das 8h às 14h na própria USF, localizada na Rua Jurema Teotônio da Silva, em Mangabeira VII.

As mulheres que se dirigirem até a unidade terão acesso à autorização de mamografia, exame citológico, testes rápidos, terapia floral, auriculoterapia, design de sobrancelha, limpeza de pele e tranças, além de brechó e venda de artesanato das Sereias da Penha.

A programação inclui também apresentações culturais e palestras voltadas ao público feminino, explorando temas como violência contra a mulher e câncer de mama. As palestras serão ministradas por representantes do Centro de Referência da Mulher e da Casa de Apoio ao Câncer.

A gerente Saúde da USF Quatro Estações, Denise Oliveira, destaca a importância de aproximar as mulheres da Campanha Outubro Rosa. “É um momento de parar diante da rotina da vida moderna para se observar enquanto mulher e observar o seu corpo. Queremos chamar atenção da mulher para que ela não procure a Unidade de Saúde da Família quando já estiver doente, mas que esteja atenta à prevenção e autocuidado”, disse.

Outubro Rosa – Na campanha Outubro Rosa deste ano, o prefeito Luciano Cartaxo ampliou a faixa etária das mulheres que terão acesso aos exames de mamografia por rastreamento. A faixa passou de mulheres com 50 a 69 anos de idade para mulheres entre 40 e 74 anos. Ao todo, estão sendo disponibilizados 6,3 mil exames durante a campanha.

As mulheres com idade entre 50 e 69 anos terão uma facilidade a mais, pois portando requisição de mamografia por rastreamento preenchida por médico ou enfermeiro da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, poderão dirigir-se aos serviços autorizados para a realização deste exame, sem a necessidade de agendá-lo através das Unidades de Saúde da Família (USFs). As demais faixas etárias, para ter acesso ao exame, deverão ser marcadas através das USFs.

Esta facilidade de acesso segue até o dia 30 de novembro deste ano, nos serviços autorizados, que são: Cedrul, Clínica Radiológica Dr Azuir Lessa, Fundação Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paulo e Radiomed Diagnóstico Médico. Para a marcação direta é necessário apresentar os seguintes documentos: requisição de mamografia emitida pelo SUS, cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook