SMS capacita quarta turma de Agentes Comunitários de Saúde

A Secretária Municipal de Saúde continua capacitando os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre a assistência prestada na Atenção Básica. Nesta quarta-feira (25) serão capacitados os agentes que integram a quarta turma do curso. A capacitação acontece a partir das 13h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria.

“A qualificação faz parte da série de capacitações para os profissionais da Atenção Básica, promovida por meio do Programa Gerente Saúde, É através da capacitação que buscamos reforçar e efetivar o programa e consequentemente a assistência prestada na Atenção Básica”, destaca a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

Ao todo serão capacitados cerca de 800 agentes divididos em sete turmas. O curso tem como tema ‘Atualização das Práticas de Trabalho e Primeiros Socorros’ e é ministrado por gestores da SMS e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Capacitação - A capacitação é uma iniciativa da SMS voltada aos profissionais envolvidos na rede da Atenção Básica para melhorar o atendimento ofertado aos usuários e ofertar uma melhor qualidade de vida à população. Já foram capacitados recepcionistas, auxiliares de farmácia, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e agora os Agentes Comunitários de Saúde.

Gerente Saúde – O programa foi lançado em fevereiro de forma piloto, mas todas as 98 USFs já contam com a presença de um Gerente Saúde. Eles atuam como agentes multiplicadores de um serviço mais humanizado oferecido pela PMJP e facilitam os serviços para que os pacientes não demorem aguardando a realização de consultas e exames, geram economia de recursos, materiais e de tempo, além de criarem um vínculo especial dos usuários com a rede. O projeto, pioneiro em todo o Estado, é fruto da persistência, acompanhamento e diálogo que a atual gestão imprimiu à Saúde na busca por mais resultados.

Junto ao Gerente Saúde, o prefeito também anunciou a construção de 16 novas USFs, em um investimento de R$ 12 milhões, para oferecer uma melhor estrutura e garantir um novo padrão de qualidade a todas as unidades. Ao assumir a PMJP, em 2013, 30% das USFs estavam interditadas, mas entre recuperadas, ampliadas ou construídas desde aquele ano, já se somam 25 unidades. 
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook