Sedes e INSS se reúnem para qualificar informações sobre atualização do BPC

Profissionais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), ligados ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do Instituto Social de Seguridade Social (INSS), se reúnem, na manhã desta sexta-feira (20), para discutirem as últimas deliberações para a atualização e inclusão de novos e antigos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único (CadÚnico). A reunião tem início às 8h30 no auditório do INSS localizado na Rua Barão do Abiay, centro (próximo à AETC).

A expectativa é da presença de mais de 100 participantes, funcionários do Cadastro Único (CadÚnico); dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência da Cidadania (CRCs).

Atualmente as equipes da PMJP estão atendendo pessoas idosas e com deficiência para atualização do BPC, cuja permanência no benefício está ligada à inclusão destas pessoas no CadÚnico. Com relação a pessoas idosas, a inclusão deve ser feita até o final de dezembro próximo. Para as pessoas com deficiência a obrigatoriedade deverá ser no próximo ano.

A coordenadora do Programa Bolsa Família, Aparecida Melo, destaca a importância da participação dos profissionais convocados para a reunião. “Estamos nos reunindo a convite da Prefeitura Municipal, para que sejam esclarecidas todas as dúvidas com relação a direitos e deveres para a continuidade  do benefício”, destaca.

Busca Ativa - Segundo Aparecida Melo, no momento está sendo realizada a busca ativa e espontânea da pessoa idosa beneficiária. “Alertamos que é necessário a inclusão no CadÚnico até o mês de dezembro para que o benefício não seja suspenso. Nosso foco no momento é a pessoa idosa. Em 2018 o foco será a pessoa com deficiência”, adverte a coordenadora.

Ela reforça que é necessário os beneficiários ou requerentes que não são cadastrados, procurem com urgência, além dos CRAS, os Centros de Referência da Cidadania (CRCs) mais próximos de sua residência, para realizar o preenchimento do cadastro.

Com relação aos beneficiários que já sejam cadastrados, devem procurar a sede do Cadastro Único, localizado na Rua Cel. Benevenuto Gonçalves da Costa, 272, no Mangabeira II, para fazer a atualização.  “ Não é bom deixar para a última hora. Nos preocupamos com o desconforto destas pessoas se deixarem para fazer o cadastro no fim do prazo”, destaca a coordenadora. A atualização deve ser feita por mais de 5 mil idosos.
Aparecida lembra ainda que, embora o foco da pessoa com deficiência seja 2018, a determinação não invalida que a pessoa com deficiência se antecipe. “ Muitos já estão procurando as unidades responsáveis para fazer a atualização também”, diz. São 19 mil deles.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook