Ricardo entrega kits para estruturar 40 órgãos de políticas públicas para mulheres no Estado

O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (23), 40 kits de estruturação de órgãos de Políticas Públicas para Mulheres. A ação é uma forma de incentivar o trabalho realizado em defesa da mulher e igualdade de gênero nos municípios que se comprometeram a implantar um órgão de política para mulheres (OPM). Os kits representam mais de R$ 360 mil de investimento e são compostos por mesas, cadeiras, armários, impressoras, computadores, máquinas fotográficas e data shows.
Também participaram da solenidade que aconteceu no Espaço Cultural, em João Pessoa, a vice-governadora Lígia Feliciano, prefeitos, deputados estaduais, auxiliares do Governo e gestores de políticas para mulheres.
Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho destacou que a entrega dos kits representa um estímulo dado pelo Governo, visando ampliar o fortalecimento das políticas para mulheres. “A tendência é que a parceria com os municípios neste tipo de prática se amplie cada vez mais. Estamos investindo na qualificação para gestores de políticas para mulheres, também entregamos equipamentos, enfim, estamos pensando esta política pública como algo que deve ser exercido em todo o território. Queremos, ao lado dos municípios, valorizar e reforçar essa política específica para as mulheres”, comentou.
O governador ainda ressaltou que na Paraíba há uma luta constante no combate à violência contra a mulher, pelo fim da discriminação e do preconceito, buscando práticas que possibilitem mais igualdade entre homens e mulheres.
O Governo do Estado também continua disponibilizando aos municípios material de comunicação para gestão de Políticas Públicas para as Mulheres (banner, caderno de textos, faixas, placas de sinalização e cartazes), ação que teve início no primeiro semestre deste ano.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, destacou que o Governo do Estado ampliou, nos últimos anos, em 200% o número de municípios que estão executando políticas públicas para mulheres. “Em 2011, eram apenas 16 municípios, hoje passamos para 49 cidades com políticas voltadas para mulheres. Estamos fazendo um trabalho com capacitações, campanhas e agora entregamos estes kits para melhorar as condições estruturais dos órgãos. O Governo do Estado precisa dos municípios para fazer uma política descentralizada e para que a gente forme essa grande rede em prol da mulher”, pontuou.

A prefeita do Conde, Márcia Lucena, recebeu um dos kits para estruturação das políticas públicas para mulheres no município e agradeceu a iniciativa do Governo do Estado. "Este kit vai nos ajudar muito neste trabalho em favor das mulheres. O Conde tem um alto índice de registros de violência contra a mulher, então desde janeiro deste ano implantamos um órgão de políticas para mulheres e toda contribuição é valiosa. É muito importante essa parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras", frisou.   
Maria de Fátima é gestora de políticas para mulheres na cidade de Juru. Ela parabenizou a ação do Governo no fortalecimento desse tipo de política no Estado. "Trabalhar com políticas para mulheres se caracteriza como um grande desafio. As capacitações que fazemos são importantes e os kits também vão ajudar no cotidiano do nosso trabalho. Cabe a nós, gestoras, desempenhar nossa função com mais empenho e dedicação promovendo as políticas para mulheres", pontuou.

"É fundamental que os governos valorizem a presença e o papel das mulheres na centralidade da vida social. Esse encontro que reúne gestores da área reforça o ciclo de um trabalho de estruturação dos mecanismos de políticas para mulheres feito em parceria entre o Governo e os municípios. É algo extremamente relevante", comentou a deputada estadual Estela Bezerra.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook