Quadrinistas abordam o tema ‘Como ser autônomo’ no Tertúlia HQ de novembro

Ser quadrinista, ilustrador, roteirista são trabalhos que exigem um conhecimento específico: alguns fazem cursos de Letras, outros de Design ou Artes Visuais e outros ainda se formam em áreas distintas, mas a paixão por esse universo da criação logo se sobressai. O que todos eles têm em comum é o fato de que, em muitos momentos da vida (senão durante toda ela) terem que se virar como trabalhadores autônomos sem ter nenhuma formação para tal. Trazendo à tona essas questões, a edição de novembro do projeto Tertúlia HQ aborda o tema “Como ser autônomo”. O evento acontece no dia 11, das 16h às 18h, na Gibiteca Henfil e tem entrada gratuita.

Poucos são os profissionais da área contratados via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), principalmente na Paraíba, e a maioria acaba fazendo o famoso “freelance”. A primeira dúvida que surge aos iniciantes é sobre o valor que se deve cobrar. No entanto, existem questões que vão além do preço do serviço, como por exemplo, a dúvida quanto à necessidade ou não de se adquirir cadastro na condição de MEI (microempreendedor individual) e se tornar pessoa jurídica. Quais as vantagens? Como fazê-lo? E a aposentadoria? E os impostos? Como tirar nota fiscal?

“A educação financeira no país é algo distante da realidade da maioria e às vezes cometemos equívocos e nos prejudicamos por falta de informação. Por isso nessa edição vamos conversar sobre a profissionalização do trabalhador autônomo de histórias em quadrinhos, trocando dicas, compartilhando dúvidas e proporcionando contatos para que em momentos posteriores ao encontro todos possam ter a quem recorrer quando tiverem suas dúvidas”, justifica a responsável pelo evento, Thaïs Gualberto, chefe do Núcleo da Gibiteca Henfil da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

A Tertúlia HQ tem se estabelecido como um espaço para o diálogo a respeito das histórias em quadrinhos, independente se o que irá se discutir é a obra de algum quadrinista paraibano, alguma personagem de HQ de super-herói ou técnicas para aprimorar a produção de histórias em quadrinhos. É aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. A atividade é aberta para qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.

O projeto - Tertúlia HQ é um projeto criado para entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da personagem Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas tertúlias, intitulada “Choque Térmico”. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook