Professores da rede municipal da PMJP concorrem a Prêmio Nacional de Educação

Três educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Os docentes desenvolveram projetos de incentivo à leitura e respeito à diversidade.

Professora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro dos Funcionários, na Capital, Lindalva Nunes Gouveia trabalhou para alunos do Ensino Fundamental II um projeto voltado à diversidade, tendo como base os pensamentos do antropólogo Darcy Ribeiro.

O projeto venceu a etapa estadual e está entre os concorrentes da etapa regional do prêmio. Outro trabalho representante da rede municipal da PMJP que também está na disputa regional é o projeto de contação de histórias. Voltado para os alunos do ensino infantil, a autora do projeto, Kiara Cavalcante, explicou que o trabalho buscou o desenvolvimento das crianças do berçário a conhecer novas palavras e desenvolver o sistema cognitivo a partir da participação nas atividades.

“Trabalhei com elas a dramatização das histórias, através de bonecos, materiais lúdicos. A gente trabalhou com histórias de escritores da nossa literatura, como Machado de Assis, e também eu criei as minhas próprias histórias a partir de temas trabalhados na creche. Então, a gente percebeu que as crianças melhoraram a oralidade, percepção de cores, formas e o vocabulário”, explicou Kiara Cavalcante. Ela ensina há quatro anos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Renato Lucena Nóbrega, no Varadouro.

O outro projeto da rede municipal que concorreu ao Prêmio Professores do Brasil é o desenvolvido pela professora de artes Amanda Caline da Silva, na Escola Municipal Antonia do Socorro da Silva Machado, no Paratibe. O trabalho abordou a questão da identidade a partir dos tipos de cabelo e foi contemplado na categoria destaque.

Prêmios – A 10ª edição do prêmio e vai oferecer R$ 255 mil e tem seis categorias e três etapas de avaliação: a estadual, com 162 vencedores; a regional, com 30, e a nacional, com seis. Além disso, os professores vencedores vão ganhar viagens pelo Brasil e exterior e as escolas onde os projetos foram desenvolvidos serão contempladas com equipamentos de informática e materiais para aulas de atletismo.

Incentivos – A PMJP, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), oferece durante todo o ano formações continuadas para todos os educadores e demais profissionais da rede de educação do Município.

De acordo com o gerente de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Freire, são oferecidas formações gerais até atividades que trabalham temas diversos, voltados para a promoção de cultura de paz, preservação do patrimônio, robótica, xadrez, literatura de cordel e ainda o respeito à diversidade.

“Nós promovemos essas formações para todos os professores através de convênios com empresas e universidades e buscamos sempre diversificar os temas. Assim, os professores têm total liberdade para desenvolver os seus projetos e isso é o que dá o dinamismo maior a nossa rede”, frisou Gilberto Freire.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook