Procase participa da V ExpoCaatinga em Sumé, no Cariri paraibano

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) participa da V ExpoCaatinga, que acontece de 25 a 27 de outubro, no município de Sumé, no Cariri ocidental paraibano. A Cooperativa de Produção de Bens e Serviços de São João do Tigre (Coopertigre) e a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Riacho do Algodão de Santa Rita, que recebem apoio do Procase no desenvolvimento de empreendimentos produtivos, estão expondo seus produtos no evento.

Com investimentos do Procase, a Coopertigre, cooperativa de fabricação e comercialização de peças produzidas em renda renascença, localizada no município de São João do Tigre, está sendo contemplada com a construção de um espaço próprio para produção e distribuição das peças, além da aquisição de equipamentos, e ações de capacitação.  A Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Riacho do Algodão de Santa Rita, no município do Congo, recebe investimentos produtivos e ambientais nas atividades de fabricação de vassouras de garrafas pet, e manutenção hortas agroecológicas. A comunidade vem sendo beneficiada com a reforma da unidade de produção de vassouras artesanais e depósito para guardar o estoque, além da aquisição de uma máquina para confecção das vassouras ecológicas, a implantação de duas barragens subterrâneas e duas cisternas, e a construção de uma sede para a Associação.

Os grupos beneficiados pelo Procase expõem peças diversas feitas em renda renascença, além de vassouras artesanais produzidas com garrafas pet. A ExpoCaatinga integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, envolvendo principalmente os municípios do Cariri, e as ações centrais são pautadas em Minicursos, Oficinais, Portas Abertas – Vivências no Campus,Exposições, Mostra de Vídeos e Atividades Culturais. O objetivo do evento é difundir o conhecimento sobre as práticas e saberes regionais impulsionando a ciência e a tecnologia no semiárido brasileiro.

O Procase é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano. O Projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do semiárido paraibano, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de intervenção. A materialização destas ações é feita por meio do apoio a empreendimentos produtivos, buscando o fortalecimento das cadeias produtivas já consolidadas, em expansão, ou nas quais há fortes indicadores de crescimento e necessidade de apoio.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook