Prefeito amplia atendimento a pessoas com deficiência e inaugura novo Centro de Reabilitação

As pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual ganharam da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na manhã desta quinta-feira (19), um novo espaço para tratamentos. O prefeito Luciano Cartaxo inaugurou o Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência, no Cais de Jaguaribe, oferecendo os serviços para todas as faixas etárias e centralizando a distribuição de insumos e medicamentos específicos para estes pacientes. Além disso, o prefeito também inaugurou as novas instalações do setor de órteses, próteses e ostomizados no mesmo local, tornando o Centro de Reabilitação em um espaço de referência para estas pessoas e garantindo um atendimento mais especializado e humanizado.

"Neste Centro vamos atender diariamente pessoas com deficiência fazendo a reabilitação, oferecendo um cuidado especial através de nossas equipes multiprofissionais não só para o paciente, mas para toda a família. Nossa ideia aqui é centralizar todos os serviços oferecidos para este público, trazendo para cá também a dispensação dos medicamentos e facilitar o acesso deles, já que poderão buscar aqui o atendimento e tratamento sem a necessidade de passar por uma Unidade de Saúde da Família para pegar a requisição", explicou o prefeito. Segundo Luciano Cartaxo, antes os pacientes recebiam os medicamentos nos distritos sanitários, nas farmácias, nos Cais do Cristo e Mangabeira, mas agora todos os insumos serão distribuídos no Centro de Reabilitação.

Com a ampliação destes serviços, o novo espaço da Atenção Especializada, se soma aos esforços da gestão municipal na Atenção Básica com o Programa Gerente Saúde, e contará com fisioterapeuta, ortopedista, urologista, terapeuta ocupacional, assistente social, psiquiatra infantil e adulto, além de educador físico. Ele fará uma ponte com o Centro de Referência Municipal de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), localizado no bairro Pedro Gondim, que atende crianças e os jovens até os 18 anos. O diferencial do Centro de Reabilitação inaugurado hoje é que ele atende a todas as idades e os pacientes não precisam passar pela regulação para receber o atendimento, podendo se dirigir ao Centro por demanda espontânea.

"O Centro dispõe de vários equipamentos de reabilitação para as terapias como barra paralela, escadas, tatame, esteira, bicicletas, além de brinquedos de suporte educativo, de fonoaudiologia e de psicologia, que sabemos que são muito importantes para estes usuários. Com este Centro nós ampliamos nossa capacidade de atender pessoas com deficiência e melhoramos o fluxo, dando mais rapidez aos atendimentos", destacou Luciano Cartaxo.

Além do prefeito Luciano Cartaxo, e da primeira-dama e madrinha do Centro de Reabilitação, Maísa Cartaxo, participaram da solenidade o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio, a secretária adjunta da Saúde, Ana Giovana Medeiros; a coordenadora do Centro de Reabilitação, Mariana Pessoa; e vereadores como o líder da Bancada, Milanês Neto, Thiago Lucena, Helena Holanda; e o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Marcus Vinícius.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.