Paraíba recebe 19 profissionais para novo ciclo do Mais Médicos

A Paraíba recebeu, na tarde desta sexta-feira (6), 19 profissionais que vão atuar no programa federal Mais Médicos. Eles fazem parte do 14º ciclo do programa. São intercambistas (brasileiros e estrangeiros) e fizeram a adaptação para o programa durante um mês em Brasília. Os médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto e foram recepcionados por equipes do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. De lá, seguiram para os 13 municípios paraibanos onde começarão a trabalhar nesta segunda-feira (9)

Os novos profissionais do Programa Mais Médicos vão trabalhar nos seguintes municípios: Barra de São Miguel (1), Bayeux (1), Belém do Brejo do Cruz (1), Campina Grande (2), Cuité (1), Guarabira (1), João Pessoa (2), Monteiro (1), Nova Palmeira (1), Santa Cruz (1), Santa Rita (3), Sousa (2) e Sumé (2).

“O Mais Médicos já está consolidado na Paraíba porque trouxe mudanças significativas relacionadas ao fortalecimento da Atenção Básica, bem como a melhoria e humanização do atendimento aos usuários, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade. Além de tudo isso, o Programa prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica”, informou a gerente operacional da Atenção Básica em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rosiani Videres.

Rosiani avalia que a adesão dos profissionais ao Programa tem sido cada vez maior. “O profissional médico brasileiro vem demonstrando maior interesse pela ideologia do programa, a prova disso é que a cada ciclo aumenta a adesão. Além disso, os profissionais têm a garantia de realizar a especialização em Atenção Básica.

O município de Guarabira vai receber, neste 14º ciclo, mais um médico. Em ciclos anteriores, já havia recebido duas médicas cubanas e dois médicos brasileiros. “A população sempre fica com uma expectativa muito positiva para a chegada de um profissional do Mais Médicos. Nosso município tem 19 unidades básicas de saúde e uma delas estava sem médico. Agora, vamos suprir esta necessidade. Para nós, gestores, é uma garantia de estabilidade, porque o médico fica no município por, pelo menos, três anos", disse o secretário de Saúde de Guarabira, Wellington Oliveira.

O médico Rodolfo Romero é de João Pessoa. Ele fez a especialização por seis anos na Bolívia; acolhimento em Brasília e vai atuar em Santa Rita. “Fico feliz de trabalhar no meu país e perto da minha família. Espero poder ajudar a comunidade, desempenhando um bom papel e entregando serviço de excelência a todos”, comentou.

Na Paraíba – Até o momento, 381 profissionais atuam no Programa Mais Médicos na Paraíba, distribuídos em 129 municípios. São 194 brasileiros, 50 intercambistas (brasileiros e de outras nacionalidades) e 137 cooperados cubanos.

“Ficamos felizes com a resposta da população, que tem demonstrado que o Mais Médicos faz a diferença na assistência prestada e entende que foi um grande benefício para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comemorou Rosiani.

Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República, no dia 8 de julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook