Paraíba e Pernambuco se reúnem para fortalecer segurança na divisa entre os estados

O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, se reuniu nesta segunda-feira (30) com o secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, a fim de viabilizar a volta da Operação Divisa Segura no Nordeste. O encontro, que aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), em Recife, teve como objetivo planejar ações integradas de enfrentamento da violência, especialmente crimes contra a vida e patrimoniais na região.

O encontro contou com a participação de policiais militares e civis pernambucanos e paraibanos. “A coordenação deste encontro foi do secretário Humberto Freire e é importante porque denota o ânimo da Paraíba e de Pernambuco em trabalhar de forma conjunta e organizada. Queremos integrar outras unidades da federação nesse processo, que já funcionava com a Operação Divisa Segura e passou um período desativado. É necessário fortalecer as divisas e trabalhar em unidade”, explicou o secretário Jean Nunes, responsável por apresentar as mudanças estruturantes por que passou o estado com a criação da Lei 111/2012, que estabeleceu responsabilidade territorial para cumprimento de metas dos gestores das forças de Segurança da Paraíba, e ainda a importância da troca de informações relacionadas à Inteligência Policial para o sucesso de operações realizadas pelos estados.

“Hoje temos não apenas um prêmio em dinheiro pago pela redução de homicídios em território paraibano, como também bônus por apreensão de armas”, acrescentou Nunes. Estiveram presentes em Pernambuco também o coordenador do Centro Integrado de Operações Policiais, coronel Júlio César de Oliveira, delegado geral adjunto da Polícia Civil, delegado Isaías Gualberto, os gestores das Polícias Civil e Militar da 2ª Região Integrada, coronel Almeida Martins e delegado Luciano Soares, e ainda os responsáveis pelas áreas integradas de Alhandra, Itabaiana, Queimadas e Monteiro, que fazem divisa com Pernambuco.

“Estreitar os laços com as forças de segurança da Paraíba permitirá uma melhor troca de informações entre as unidades operativas, bem como ensejará a programação de operações a serem desencadeadas no mesmo período tanto no lado paraibano, quanto em Pernambuco”, reforçou Humberto Freire.

A reunião teve como resultado a formalização de um protocolo para troca de informações relacionadas à segurança pública e a criminosos que atuam entre os dois estados. Foi acordado também o compromisso de encontros permanentes entre gestores das Polícias Militar e Civil da Paraíba e Pernambuco, além de monitoramentos mensais com a presença de ambos os secretários.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook