Mais de 4,8 mil acordos realizados no Procon-JP já foram homologados pelo TJPB

O juiz Antônio Carneiro de Paiva Junior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, assinou, nesta terça-feira, 10, 683 processos referentes a conciliações realizadas na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) entre os meses de maio e setembro de 2017. O número de homologações assinadas pelo representante do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) chega a 4.824 em dois anos e meio.   
Desde março de 2015, as conciliações fechadas nas audiências do Procon-JP recebem a homologação do TJPB e, em caso de descumprimento por parte da empresa reclamada, o consumidor poderá pedir a execução. “Os processos administrativos que são abertos pela Secretaria e que são resolvidos através de acordos entre as partes na salas de audiências do Procon-JP têm força de lei”, afirma o secretário Helton Renê.
O titular do Procon-JP acrescenta que os Institutos Paraibanos de Educação (Unipê), também participam da parceria através da disponibilização de estagiários do curso de Direito da instituição para a Secretaria. "O convênio é completo. E podemos comemorar porque essa nossa parceria é sucesso total e o consumidor é que sai ganhando".

Definitivos - O representante do TJPB, juiz Antônio Carneiro, reafirma que os acordos efetuados no Procon-JP e homologados pela Justiça são definitivos, restando às partes cumprirem a decisão. “Esse convênio é muito importante porque, em caso de descumprimento, o consumidor não precisará mais recorrer à Justiça e começar um processo do zero. Agora já haverá a execução”, disse o magistrado.

Cronologia

março/2015 – assinatura do convênio

maio/2015 – 130 homologações

junho/2015 – 320 homologações

novembro/2015 – 534 homologações

abril/2016 – 1.375 homologações

junho/2016  – 462 homologações

outubro/2016  – 543 homologações

maio/2017 – 777 homologações

outubro/2017 – 683 homologações

Total – 4.824 homologações
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.