Mais de 10 mil inscritos fazem as provas do Encceja na Paraíba

Os 10.474 jovens inscritos na Paraíba farão provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no dia 19 de novembro. Estão aptos a participarem do Ennceja jovens com mais de 18 anos em 2017, para tentar a certificação do Ensino Médio e adolescentes. A partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental.
Dos inscritos no Estado 8.058 farão provas para o Ensino Médio e 1.413 para certificação do Ensino Fundamental, além de 97 que estão em regime socioeducativo e 906 no sistema prisional. Na Paraíba as provas serão aplicadas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
O Encceja tem como principal objetivo garantir diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos. Desde 2009, era preciso prestar o Enem para conseguir a certificação. O exame visa construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.
O exame é voltado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Após a realização da prova, o participante aprovado deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição, para pleitear a declaração parcial de proficiência e/ou certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
As provas serão compostas por 120 questões, divididas em quatro áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação. O Cartão de Confirmação de Inscrição, contendo número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; está disponível no site Inep/Encceja. Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação.
As disciplinas cobradas na prova serão:
Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.
Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.