Luciano Cartaxo entrega enxovais a gestantes e fortalece proteção social às famílias

Mais um passo para garantir proteção social às crianças na primeira infância, às mães e às famílias em situação de vulnerabilidade social. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou na manhã desta segunda-feira (2), no Centro Administrativo Municipal, 200 kits enxovais a mães nas últimas semanas de gestação que participam do programa “Um novo olhar para o nascer”, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e voltado às famílias cadastradas no Bolsa Família e encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Com a distribuição de hoje, são mais de 4 mil gestantes beneficiadas desde o início do programa e que recebem uma atenção integral da administração do município, com acompanhamento pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), cesta básica, passagem para ir ao médico, além de visitas rotineiras de agentes comunitários de saúde e assistentes sociais.

A entrega dos enxovais é parte de uma política mais ampla de desenvolvimento social implantada pela Prefeitura com o objetivo de assegurar qualidade de vida às famílias que mais precisam, garantindo principalmente educação, saúde e assistência social. "A atenção à infância começa desde o pré-natal, quando as mães recebem acompanhamento nas Unidades de Saúde da Família. Segue com o parto humanizado no Instituto Cândida Vargas, com as creches, as crianças têm acompanhamento profissional e pedagógico adequado e cinco refeições por dia. Nos últimos quatro anos e meio, o número de vagas nas creches mais do que triplicou, passando de 4 mil para 13 mil – é a maior rede de creches da Paraíba. E as vagas nos berçários e lactários foram multiplicadas por oito", ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.

Durante a solenidade, foram entregues itens essenciais para os primeiros meses do bebê: colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas de bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho. Tudo adquirido com recursos próprios da Prefeitura. “Temos feito um esforço muito grande para assegurar uma vida melhor a essas famílias. Desde os enxovais e as creches à implantação do Hospital e da primeira UTI infantil, do programa de doulas para acompanhar os partos às escolas em novo padrão na educação infantil. O nosso trabalho e nosso modelo de gestão por resultados está fortemente voltado para o cuidado com as pessoas”, ressaltou Cartaxo.

O prefeito lembrou também de novos investimentos realizados para ampliar ainda mais a rede de proteção social às famílias. É o exemplo da Casa Mãe Bebê, cuja construção já se iniciou nas proximidades da Cândida Vargas. O imóvel irá hospedar e dar assistência às mães que precisam acompanhar seus filhos durante períodos longos de internação – prematuros ou com alguma patologia. “Associado a todo esse trabalho, temos garantido uma política de segurança alimentar que é referência nacional e já beneficia mais de 70 mil pessoas com refeições e alimentos de qualidade, seja nos restaurantes populares e cozinhas comunitárias, nas creches e escolas, seja com a distribuição de produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos”, acrescentou Cartaxo.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.