Jessé Souza debate sobre a construção e desconstrução social da subcidadania no Pense

O Pense - Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba segue trazendo grandes pensadores para promover e incentivar a reflexão sobre temas da atualidade. A sexta palestra do Pense, realizada nesta quarta-feira (11), no Espaço Cultural, contou com a presença do governador Ricardo Coutinho na plateia e foi ministrada pelo doutor em Sociologia e escritor Jessé Souza com mediação do cientista político José Artigas. Na oportunidade, foi abordado o tema: “A construção e a desconstrução social da subcidadania”.

O palestrante Jessé Souza discorreu sobre a temática e respondeu as perguntas do público acerca da subcidadania no Brasil e a democracia nos tempos atuais. Ele também parabenizou o Governo do Estado por realizar um ciclo de debates que leva o público a reflexão sobre temas da atualidade.

“Esse tipo de iniciativa é algo extremamente importante para a cidadania, porque o povo brasileiro está sendo roubado do seu principal recurso, que é a reflexão. Isso já vem acontecendo faz décadas, mas foi intensificado nos últimos anos. As informações estão sendo distorcidas, temos uma verdadeira fábrica de mentiras que são levadas à população. Isso é um grande erro, porque retira da sociedade a capacidade de formar opinião. O que está em jogo é a destruição da cidadania”, disse Jessé Souza.

O professor Leandro Medeiros afirmou que já leu alguns livros do palestrante e admira o trabalho dele, por isso resolveu prestigiar o Pense. “Quando soube que haveria esta palestra de Jessé Souza, decidi participar para ficar por dentro do que ele pensa e escreve sobre a realidade do Brasil. Gosto da maneira como ele se posiciona diante das questões sociais do país”, falou.

O estudante universitário Josias Silva afirmou que já participou de várias edições do Ciclo de Debates e comentou: “Se no Brasil acontecessem mais momentos como este, certamente, a sociedade estaria mais consciente do seu papel e muitos problemas seriam evitados ou combatidos mais facilmente. É a terceira vez que participo do Pense e a iniciativa é muito válida”.

A próxima palestra do Ciclo de Debates Contemporâneos está prevista para o dia 30 de outubro, às 19 horas, também no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a presença do diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.