Jardim Botânico abre as portas para crianças com transtorno de autismo

Educação Ambiental e inclusão foram os pilares da capacitação oferecida aos funcionários da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), no auditório do Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM). Na ocasião, a presidente do Grupo Autismo Tratável (GAT), Shâmara Rached, expôs temas comportamentais de inclusão, diagnósticos, sintomas, procedimentos, entre outros relacionados ao transtorno. A iniciativa visa orientar e preparar os colaboradores para atividade piloto que será desenvolvida no Jardim Botânico, nos dias 4 e 11 de novembro.

Shâmara Rached disse estar feliz pelos funcionários da Sudema quererem se capacitar para atender esta demanda que vem aumentando. “Quanto mais preparados, mais os servidores terão propriedade para atender melhor os nossos autistas, que poderão sair de casa e conhecer novos ambientes. Uma oportunidade ímpar de contato com a  natureza e respeitar o meio ambiente, assim como as demais crianças. Parabenizo pela iniciativa e acho que todos os órgãos  também deveriam ter essa visão”, ressaltou.

A coordenadora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira, explicou que o projeto piloto é uma ferramenta de inclusão social. “Vamos abrir inscrições para formação dos grupos, com 20 vagas cada, por meio dos números de telefones (83) 32187880/32187883, e, assim, teremos a noção da proatividade. As atividades estão sendo preparadas com a ajuda de Shâmara Rached e acreditamos que tudo ocorrerá em paz, com as crianças se sentindo mais interagidas com a natureza. Todos deverão comparecer com calças compridas e tênis. Deixamos claro que a visitação no Jardim Botânico vai ser normal para as demais pessoas nos dois sábados programados”, informou.

O Jardim Botânico de João Pessoa, maior reserva natural urbana de Mata Atlântica, com 515 hectares, fica na Avenida Dom Pedro II, Bairro da Torre, e está aberto de terça a domingo, das 9h às 16h.

TEA - O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Não há um autismo, mas muitos tipos, causados ​​por diferentes combinações de influências genéticas e ambientais.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook