Hospital de Trauma de João Pessoa realiza atividade em alusão à Campanha Outubro Rosa

Humor e informação foram os pilares da campanha de conscientização da prevenção contra o câncer de mama, promovida pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na tarde desta segunda-feira (9). Na ocasião, um grupo de palhaços percorreu a instituição falando sobre a importância do autoexame, das consultas periódicas visando à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante as atividades, os artistas visitaram as enfermarias da unidade de saúde, e com muito humor sensibilizaram os acompanhantes, pacientes e funcionários sobre a importância da disseminação das informações a respeito da precaução de câncer de mama, além dos serviços de diagnósticos e de tratamento.

A agente pública Lourdes Silva, que interpreta a palhacinha “Bom te ver”, falou sobre as motivações do trabalho. “Todos os dias dezenas de mulheres morrem devido ao câncer de mama. O assunto é pesado e muito doloroso, por isso usamos o bom humor e o riso para falar sobre a temática de forma leve e informativa. Nas brincadeiras pedimos que as mulheres parem um pouco do seu dia para fazer o autoexame, afinal de contas o diagnóstico precoce pode salvar vidas”, ponderou.

A acompanhante Rosinalva Maria dos Santos, que acompanha a mãe, após uma queda, falou sobre a iniciativa. “É lindo ver o comprometimento dessa turma. O câncer ainda é visto com muito preconceito e muitos ainda têm até medo de falar sobre a doença. Com as brincadeiras que elas fizeram conosco falamos sobre o assunto e vimos como é importante se cuidar. Como falaram ‘o precavido morreu de velho’”, ressaltou.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. 

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook