Governo do Estado inscreve para Curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas

O Governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), abre as inscrições para o Curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas.  A formação será realizada na modalidade Ead, 100% à distância, e é voltada para trabalhadores da saúde, em especial os da Atenção Básica, interessados em aprimorar suas estratégias no cuidado aos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.
As inscrições vão de 18 a 25 de outubro. Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição, o termo de compromisso do gestor e cópia de um documento com foto para o email casmadpb@outlook.com.
Estão sendo oferecidas 500 vagas, seguindo os seguintes critérios: seis (06) participantes de Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Tacima e Tavares - municípios de pequeno porte, sem Serviços CAPS implantado e com maior índice de suicídios notificados no ano de 2017, até 15 de outubro - totalizando 24 participantes; quatro (04) participantes por município com população menos que 10 mil habitantes e sem serviços CAPS implantados - totalizando 476 participantes de 119 municípios.
A formação contempla os egressos do Curso Caminhos do Cuidado, ampliando-se para toda equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas, de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional. O curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool e outras drogas é desenvolvido via internet, em seis módulos, com Carga Horária de 60 horas, distribuídas em até dez semanas.
“O objetivo desse curso é desmistificar o cuidado em saúde mental, facilitando com que os trabalhadores da ABS reconheçam e intervenham sobre quadros de sofrimento psíquico, aqui incluída a atenção à pessoa em uso prejudicial de álcool e outras drogas, identificando competências de cuidado que já são utilizadas e construindo novas ferramentas que auxiliem nos desafios apresentados pelo campo. O curso busca qualificar o nível de atualização dos trabalhadores de nível médio e superior das equipes da estratégia da família”, explicou a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da SES, Shirlene Queiroz.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Redação AgoraPB

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Os leitores que quiserem fazer algum comentário, devem estar logados no facebook, clicar em Like e escrever na caixa de texto que se abrirá automaticamente.