Governo do Estado e Detran-PB promovem capacitação em Educação para o Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), abre, neste sábado (21), o curso de Formação Continuada em Educação para o Trânsito, com a finalidade de capacitar os professores de educação básica da rede estadual de ensino em Educação para o Trânsito, possibilitando explorar o tema, através dos diferentes campos do conhecimento.

Com carga horária de 80 horas, a capacitação será oferecida simultaneamente nos polos de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Monteiro, Patos e Catolé do Rocha, visando ainda tornar clara a complexidade do tema Educação para o Trânsito, observando a urgência social para a construção da cidadania, por meio da formação de professores multiplicadores na rede estadual de ensino.

Segundo os promotores da capacitação, “a metodologia adotada na Formação Continuada será através de grupos de trabalho, com reflexões e discussões temáticas e a construção de uma proposta de intervenção pedagógica, que se realizará de forma interativa com os sujeitos envolvidos, tendo como princípios basilares a possibilidade e a oportunidade de trocas de experiências e a construção/reconstrução dos múltiplos saberes entre seus pares, privilegiando a escola como partícipe da formação do sujeito aprendente”.

Os grupos de trabalho serão formados por professores, técnicos e gestores do Ensino Fundamental e Médio, com a participação de professores e colaboradores da UEPB, Secretaria de Educação do Estado, Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – com formações distintas, que abordarão a temática, permitindo uma reflexão ampliada dos temas em discussão, ficando a dinâmica do trabalho a critério de cada formador.

A formação será desenvolvida em três meses e os encontros presenciais ocorrerão aos sábados, das 7h30 às 13h30. As atividades semipresenciais serão trabalhadas para a ampliação e aperfeiçoamento dos conhecimentos pedagógicos especializados, tendo como ponto de partida a relação dialógica sobre a Educação para o Trânsito voltada para uma prática educativa, contemplando conteúdos e aspectos que contribuem na construção da cidadania e direitos humanos. Em João Pessoa, o módulo presencial será ministrado na Escola Técnica Estadual, em Mangabeira VII.

Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook