Funesc realiza oficina gratuita de teatro na cidade de Alagoinha

Nesta sexta-feira, dia 13, e também no sábado, a cidade de Alagoinha – no Brejo da Paraíba – receberá equipe da Fundação Espaço Cultural (Funesc) para uma oficina de teatro. As aulas gratuitas  e voltadas para iniciantes serão ministradas pelo ator e diretor Humberto Lopes. As aulas na sexta-feira vão das 8h às 11h. Já no sábado, das 14h às 17h. Podem participar moradores da cidade (a partir dos 16 anos de idade). A oficina integra a programação do projeto Raízes do Brejo - Rota Cultural.

“Essa oficina faz parte de um projeto permanente de interiorização das ações da Fundação Espaço Cultural”, disse Humberto Lopes, que é diretor teatral, ator e professor de teatro da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Ele  fundou – na segunda parte da década de 1980 - o grupo Quem Tem Boca é Pra Gritar, focado na pesquisa do teatro de rua.

Em Belém – Semana passada, as ações de interiorização da Funesc passaram pela cidade de Belém (também no Brejo da Paraíba). Lá, também foi realizada uma oficina de teatro, ministrada pela atriz e diretora Suzy Lopes (também da Coordenação de Teatro da Funesc).

A oficina com moradores da cidade resultou na criação do espetáculo "Belém, ontem, hoje e sempre", que será apresentado na abertura da 1ª edição do Raízes do Brejo - Rota Cultural, que – neste fim de semana – está em Alagoinha.

O espetáculo contou a história da cidade e envolveu escolas da rede pública e privada, fazendo dos estudantes as estrelas da apresentação, além de envolver os artistas profissionais da cidade Marrom e o repentista Jota Sousa.

O momento ainda prestou uma homenagem ao ator Zé Dumont, que é natural de Belém, e também à professora Cristina Dantas (que fundou a primeira escola da cidade). Adaptação do roteiro criado pela professora Tereza Cristina foi feita por Suzy Lopes.

Raízes do Brejo - A cidade de Alagoinha, distante 97 km de João Pessoa, vai receber no próximo final de semana (13 a 15) a 1ª edição do Raízes do Brejo - Rota Cultural. Durante três dias a população e turistas poderão participar de várias atividades como oficinas culturais e artísticas, de artesanato, reciclagem e gastronomia. A organização do evento confirmou ainda shows musicais com artistas ‘prata da casa’ e apresentação de grupo de danças populares.

O projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano em parceria com os oito municípios integrantes da rota, tendo o apoio do Governo da Paraíba e do Sebrae.

O projeto teve início na última sexta-feira (6) na cidade de Belém. Após passar por Alagoinha, o projeto vai ser realizado em Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês e será encerrado no dia 26, em Pilõezinhos. As cidades abrigam o evento nos finais de semana. A programação completa está no site www.raizesdobrejo.com.br
Compartilha via Whatsapp

Sobre Unknown

O AGORAPB O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS
    Comentário via Blogger
    Comentário via facebook